FILMES NATALINOS: ALIVIADOR E CONFORTADOR NUM PERÍODO PESADO EM QUE VIVEMOS

FILMES NATALINOS: ALIVIADOR E CONFORTADOR NUM PERÍODO PESADO EM QUE VIVEMOS

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Dentro de três dias estaremos no mês de Novembro. E logo, logo, entraremos em Dezembro que é o último mês do ano. Período especial, porque é a transição de um ano para outro. Mas também porque celebramos o Natal.

Esta é uma efeméride de cunho religioso, cultuado pelo Cristianismo, cuja figura maior é a de Jesus Cristo. E nesta data festeja o dia de seu nascimento, há mais de dois mil anos atrás, com algumas controvérsias, que não cabe aqui prosseguir.

Então, com o surgimento dessa 'coisa' chamada pandemia, adquiri um hábito de assistir através do Youtube a filmes natalinos. E lá existe uma gama deles. De tramas de todos os tipos, onde a comédia e o romance prevalecem.

Esses filmes retratam a vida de pessoas. É impossível que alguém os interprete como ficção. Não são. São histórias baseadas em fatos reais e acontecimentos que se deram na vida de muitos. Mas muita gente que os assiste não consegue captar 'o espírito da coisa'.

Penso que os americanos tornaram-se imbatíveis nesse tipo de filme. E através deles mostram o valor que dão ao Natal, Lá eles levam muito a sério isso. E capricham em muitas coisas. A primeira delas no aspecto da fraternidade, onde buscam mostrar o quanto representa a existência familiar.

Alguns os classificam como exploradores mercantis, que transformaram o Natal em negócios e shows. E mesmo que isso tenha sustentação, é importante separar as coisas. A ideia principal é a felicidade do ser humano. Infelizmente isso não chega a se completar para todos. E sabemos que existe um contingente de infelizes mundo afora. Mas isso é outra história.

O impressionante é verificar o número quase que ilimitado de filmes dentro dessa premissa. É de se pensar que em outras nações não haja tanta obra desse tipo. É possível que em alguns países europeus alguns deles tenham produzido desse tipo de filme. Em alguma quantidade.

Infelizmente no Brasil não dá para precisar se existe filme natalino. É até possível que sim. Mas não deve chegar à meia dúzia deles, com certeza. E o mesmo se aplica às músicas dessa época. Eles lá tiveram seus artistas gravando as músicas natalinas. Muitos deles, mesmo.

Num período tão complicado como esse que passamos, assistir a esse tipo de filme é muito mais do que confortável. É aliviador. Da pressão a que fomos submetidos desde o início desse ano de 2020.

Fica aqui, então, a sugestão para que todos os assistam.

*Em tempo: A figura de Papai Noel é pra lá de emblemática. Ela deve fazer parte da infância e da criancice de todos. Nesses tempos modernos muitos pretendem desconstruir isso. Pela parte desse autor, encontrarão muitas dificuldades de o conseguirem.

Sempre pregarei a qualquer criança que Papai Noel existe. Com uma observação profunda: ele existiu, existe e existirá, sempre, para aqueles que acreditam nisso.

Atento Observador
Enviado por Atento Observador em 29/10/2020
Código do texto: T7099193
Classificação de conteúdo: seguro