Imagem: Google
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout ocorre pelo excesso de trabalho e pressões pela qual passa o trabalhador que acabam levando-o ao esgotamento físico e mental intensos e incapacitando-os para as atividades laborais.
As atividades que exigem muita responsabilidade e/ou competividade com as do setor financeiro, ou àquelas em que se atua sob pressão como as de policiais, professores, médicos, enfermeiros e outras são a principal causa do adoecimento por esta síndrome.
O estresse constante, a dificuldade em realizar atividades difíceis, o sentimento de incapacidade para realizar determinadas tarefas alteram o sistema nervoso que por sua vez gera sofrimentos psicológicos e físicos. Surgem os primeiros sintomas como cansaço excessivo, tonturas, apatia, vontade de permamenecer na cama e rejeição ao trabalho ficam mais evidentes e são indicadores do início da doença.
Os sintomas e sinais que podem indicar a Síndrome de Burnot são:
Fadiga;
Cansaço físico e mental;
Dificuldades em dormir e de concentração;
Isolamento;
Dores musculares e dor de cabeça frequente;
Problemas gastrointestinais;
Alterações no apetite e nos batimentos cardíacos;
Negatividade constante;
Sentimento de fracasso, insegurança, incompetência, derrota e desesperança;
O diagnóstico é feito por um profissional habilitado especialista, psiquiatra ou psicológo, após uma análise clínica do paciente que indicará o tratamento adequado de acordo com cada caso que envolve acompanhamento em sessões de psicoterapia e até medicamentos (antidepressivos/ansioliticos). Mas, exercer atividades físicas e desenvolver atividades de lazer com parentes e amigos auxiliam na melhora da saúde.
Para prevenir o adoecimento é importante manter hábitos de vida saudáveis, com interações sociais, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e outras drogas, assim como o convívio com pessoas negativas no trabalho o em situações diversas.
Alvaniza Macedo
13/09/2020
13/09/2020
Fonte:
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,justamente%20o%20excesso%20de%20trabalho.