SOPHIE OLUWOLE - Uma Filósofa Nigeriana Africana.......*

Ainda é 04 de Setembro de 2020, uma Sexta-feira que. Tenho pensado nos posts ou matérias e percebi que as publicações de filósofos que se sobressaem no facebook em sua grande maioria ou até agora, depois que fui fazer uma pesquisa, pude ter uma ampla visão de que parte de nós do gênero feminino, mulheres pensadoras não somos nem temos um espaço relevante em termos de reconhecimento como criaturas com o pensamento voltado ao

humanismo . Procurando por Filosofia como uma forma de realmente se libertar de certos preconceitos, moralidade, religiosidade extrema, eis que faço uma simples busca digitando no google, " Mulher Filósofa Africana" e consegui achar uma personagem excelente e de um continente sempre esquecido. A África. Por que africana? Porque nos artigos e provas de Filosofia ou na História Geral, os conteúdos nos remetem em grande parte à Grécia Antiga e Roma.

Veja o caso de Sophie Oluwole que foi uma figura pioneira na filosofia africana e a primeira pessoa em seu país, a Nigéria, a obter um PhD no assunto.

Christine Manby e Peyvand Khorsandi para o site Independent no Pensar Contemporâneo.

Obras como a Filosofia e Tradição Oral de 1997 e a Feitiçaria, Reencarnação de 1992 e a divindade de Deus atestam sua missão de corrigir os pressupostos que sustentavam o sistema de ensino colonial – criado pelos ingleses – sob o qual Sophie Oluwole foi ensinada.

“Eles diziam que os africanos não podiam pensar”, disse Oluwole ao jornal Punch, “que não éramos pensadores, que éramos primitivos”. Eu me senti desafiada e disse que ia descobrir se realmente não podíamos pensar. Eu queria provar que eles estavam errados.

Quando criança, mesmo na escola secundária, a palavra filosofia era alheia a Oluwole. Aos olhos dos mestres coloniais, não havia filosofia africana.

Sexismo institucionalizado

Oluwole, que morreu aos 83 anos, também teve que superar o sexismo institucionalizado e socialmente arraigado – pelo qual ela culpou os britânicos, dos quais a Nigéria se tornou independente em 1960 após mais de um século de interferência e opressão.

“Eles atrapalharam nossa cultura”, disse ela.

Ela nasceu Abosede Oluwole em Igbara-Oke, no estado de Ondo, na Nigéria, em 1935, a oitava filha de pais anglicanos que eram comerciantes do povo Edo. Ela recebeu o nome Sofia pelo diretor de sua escola, que a considerava excepcionalmente brilhante, quando foi batizada por volta dos oito anos de idade. Mais tarde, ela mudou a grafia para Sophie.

Em 1951, ela foi para a escola moderna das meninas anglicanas em Ile-Ife – a antiga cidade iorubá no sudoeste do país – e dois anos depois, a Faculdade de Treinamento para Mulheres em Ilesha, graduada em 1954.

Em 1963, Oluwole acompanhou seu primeiro marido a Moscou, onde recebeu uma bolsa de estudos. De lá, Oluwole viajou para a Alemanha e depois para os Estados Unidos antes de retornar à Nigéria em 1967, onde ocupou um lugar na Unilag, a Universidade de Lagos, para estudar filosofia. Ao fazer isso, de acordo com o escritor Tunji Oloapa, ela armou “sua tenda onde a batalha intelectual e ideológica pela alma pós-colonial da África era a mais violenta”.

“A realidade contém matéria e não-matéria”, disse Oluwole ao cineasta holandês Juul van der Laan no ano passado, destacando uma falha. “No oeste, as duas não podem ir juntas, elas estão em oposição. O africano diz que sim, tem duas características, mas elas não podem ser separadas. Não há nada que seja absolutamente material. Não há nada que seja absolutamente não material. E em todos os fenômenos do mundo, os dois estão juntos. ”

Oluwole ganhou seu mestrado na Unilag antes de fazer seu doutorado na Universidade de Ibadan – a primeira em filosofia a ser concedida por um centro nigeriano.

A pesquisa de Oluwole concentrou-se na tradição oral iorubá Ifa – Ifa é a religião e sistema de adivinhação da África Ocidental praticada pelos povos ioruba, igbo e ewe.

Tradição Oral

Embora tenha sido transmitida através das gerações de boca em boca, em vez de ter uma base literária como a Bíblia ou o Alcorão, Oluwole disse que a adivinhação de Ifá era sustentada pela filosofia, afirmando que sem filosofia nenhum sistema de religião poderia existir.

Afinal, o chamado pai da filosofia ocidental, Sócrates, não deixou relatos escritos de sua sabedoria. Isso foi deixado para seus alunos, escrevendo após sua morte. Oluwole encontrou paralelos surpreendentes em Orunmila, o grande sábio de Ifá, que também deixou para trás apenas um cânone oral.

Se Sócrates pudesse ser considerado o pai da filosofia ocidental, não deixando para trás nenhum trabalho escrito próprio, então por que não deveria Orunmila, que se acredita ter antecedido Sócrates, ser considerado o pai da filosofia africana? Oluwole exortou a África Ocidental a recuperar sua herança filosófica, argumentando que o corpo de conhecimento que ela encontrou na tradição iorubá era tão rico e complexo quanto qualquer encontrado no ocidente.

Nas tradições orais de Ifa, Oluwole também encontrou evidências convincentes de conhecimentos antigos pertencentes à moderna ciência da computação e à física de partículas. Ao perguntar por que tal conhecimento não havia sido construído para colocar a África na vanguarda dos desenvolvimentos científicos do mundo, Oluwole criticou o sistema educacional nigeriano, especialmente o fato de que a maior parte do ensino era em inglês

Ela era apaixonada por acreditar que a linguagem era uma grande parte do problema. “A África é o único continente que usa a língua estrangeira como meio de expressão em instituições de ensino, apesar dos relatos de muitos estudos confirmando o fato de que a língua materna é o melhor meio de instrução que facilita uma melhor compreensão do conhecimento”, disse ela.

Ela lamentou que o sistema nigeriano produzisse alunos altamente instruídos que, mesmo assim, não conseguiam encontrar trabalho após a formatura. Ela era firme na importância de trabalhar fora de casa para homens e mulheres, embora ao mesmo tempo ela adotasse o casamento e o parto precoces. Ela recentemente se queixou em uma entrevista que várias das seis crianças que ela teve com seus dois maridos estavam desempregadas. A própria Oluwole continuou a trabalhar até o final de sua vida. Ela foi professora sênior no departamento de filosofia da Unilag e fundou o Centro de Cultura e Desenvolvimento da África.

Em 2015, ela publicou Sócrates e Orunmila: Os dois patronos da filosofia clássica, comparando diretamente os dois filósofos que moldaram o trabalho de sua vida.

Sophie Oluwole, filósofa nigeriana, nascida em 1935, morreu em 23 de dezembro de 2018

Principais Obras 

• 1992 - Witchcraft, Reincarnation and the God-Head (Issues in African Philosophy);

• 1997 - Philosophy and Oral Tradition;

• 2014 - Socrates and Ọ̀rúnmìlà: Two Patron Saints of Classical Philosophy;

• 2014 - African Myths and Legends of Gender

Links de Pesquisa ---> Gelédes e Wikipedia

CARMEN YOSHIE
Enviado por CARMEN YOSHIE em 05/09/2020
Reeditado em 05/09/2020
Código do texto: T7055013
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