MEU SER, MEU RECURSO DE TRABALHO (Desenvolvimento)

Artigo elaborado pelo Técnico de Teatro Sandro Artes (Sandro Armando Sebastião).

Fonte: Experiências pessoais e artigo “CORPO E VOZ, UMA PREPARAÇÃO INTEGRADA” - Maria Enamar Ramos Neherer Bento e Marly Santoro de Brito - Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

CORPO

Corpo – o nosso físico, nossa estatura, robustez. Na verdade, este desempenha papéis diversos. A estrutura que efectua e sofre diversas acções relativas ao movimento, atura todas as técnicas que visa a expressão corporal e supervisiona cada movimento em execução. Esta parte também requer preparação, por isto é sempre aconselhável e quase sempre no inicio dos ensaios os exercícios físicos, tudo para preparação da actividade que este poderá desempenhar, agrupados desde as expressões, as formas de locomoção e outras linguagens em uso na arte. E as representações dos diversos personagens não fica de lado, tudo na base do corpo.

Se alguém dizer “vamos ensaiar/executar a técnica de queda”, o agente executador ou consumidor é o corpo, este que deve estar preparado para tal. Necessário conhecer cada técnica corporal, deste modo ajuda na execução do nosso trabalho e a protecção deste recurso, proteger para que não haja danos colaterais. Sabido que usamos diversos acessórios, desde aos mais simples aos mais complexos, como faca ou catana, então, é necessário saber usar o corpo sem que estes acessórios afectem o nosso bem-estar. O devido cuidado e o bom uso. É necessário manter o corpo sempre erecto quando representar, com excepção a interpretação de personagens com uma certa deformação. Como instrumento de trabalho, é preciso saber acompanhar a mensagem, ou seja, este recurso deve acompanhar a mensagem em causa.

a) Expressão corporal e gestual – ao transmitir a mensagem, devermos ter conta o sentimento ou emoção que este carrega, propriamente o tipo de linguagem. Através deste saber, ter a capacidade de trazer à tona a sensação dela no corpo e nos gestos. O medo, a frieza, o desânimo, agressividade, alegria, estes e outros devemos demonstrar claramente. Dando mais peso na mensagem e o verdadeiro sentido da sensação do momento.

b) Expressão facial – o rosto, a face, cada detalhe dele deve acompanhar a mensagem, faz parte do corpo, a face deve ser usada como recurso de comunicação, é essencial levar firmeza. Se estiver triste, demonstre no rosto, está feliz, faça o mesmo. Você tem 30 músculos divididos em grupos no seu rosto. Use-os! A expressão é fundamental e faz parte do conjunto durante a interpretação. Não adianta sua voz estar super trabalhada e o rosto parecendo um boneco. A expressão deve acompanhar aquilo que você quer transmitir. No início, para perceber se está passando o que quer através da expressão e para regular a intensidade, use um espelho.

Todo actor deve ser um bom comunicador, preparar e ter sempre o corpo preparado para qualquer momento, saber sempre a linguagem corporal é muito importante.

VOZ

Voz – a arte exige que seja claro e objectiva aquilo que é dito e como é dito, totalmente essencial. Nunca devemos esquecer-nos que, para toda artista, a voz é m grande recuso de trabalho, o que deve ser bem usado e tratado, usando e evitando alguns meios indispensáveis para o bom funcionamento voz e da saúde das cordas vocais. Uma boa voz é fruto do treinamento nos diversos recursos do bem-estar das cordas vocais.

O actor deve saber treinar a voz e sempre cuidando-o, saber que na representação a mensagem deve ser bem transmitida, com total nitidez, fazer com que seja entendido o que é e como é. O trabalho deve ser sempre moderado, sem pressa e nem lentidão, sem gritar e nem falar baixo, mas fazer trabalhar moderadamente e com a devida postura. O actor deve saber projectar e proteger a sua voz.

a) Projectar a voz, é necessário que a voz seja ouvida, seja sentida e seja apreciada. A mensagem transmitida pela voz deve ser bem pronunciada, com toda calma e nitidez, possibilitando a devida interpretação por parte do ouvinte e por outra sem ferir a sua auscultação, a razão do não gritar. Projectar a voz.

b) Proteger a voz, com certeza é preciso proteger a nossa voz, usar sem que nos cause danos. Eis a razão de cuidar a voz aquando dirigir a mensagem, não devemos gritar ante o ouvinte, pois, além de ferir o lado dele, causa-nos também pequenos problemas de saúde.

Sempre que representar, é necessário que a voz acompanhe o nosso estado interior, o sentimento que corresponde a mensagem do momento. Mencionando aqui a expressão verbal – fazer o uso devido da palavra consoante o sentimento da mensagem, estes surgem na espontaneidade. Devemos saber usar a nossa voz e evitar diversas coisas que estraguem a nossa voz, isto depende daquilo que comemos e aquilo que vestimos. Poucas pessoas e até na representação sobre a roupa. A voz tem uma grande relação com a roupa, devemos ter cuidado com a roupa muito justa na cintura, isto principalmente nas mulheres, porquê quando se usa uma roupa muito justa os mucos da garganta quase que ficam presas, isto impedem a boa respiração.

Durante o aquecimento vocal, os atores devem ser levados a perceber os movimentos que dificultam a vocalização, bem como em que momento da movimentação podem emitir sons sem prejuízo para a sua voz, sem danos ao seu aparelho fonador. Ao elaborarmos uma sequência de exercícios de voz, procuramos aliar o movimento corporal adequado ao uso concomitante da voz, levando-os a perceberem que o movimento corporal aliado à tónica das palavras, por exemplo, favorece a ampliação e o ritmo desse movimento, dando um equilíbrio vocal/corporal. Os atores têm que perceber que a inflexão da voz se modifica na dependência do corpo inteiro. Quanto maior a consciência do funcionamento do corpo e da respiração, melhor o resultado vocal.

Citando Glorinha Beuttenmüller “a sonoridade é a resposta ao impulso de deslocamento do corpo através do espaço”.  E mais “o ator tem que saber dar a intensidade (que é o volume da voz) e a altura (mais aguda ou mais grave) adequadas do som como resposta à atitude corporal”.

Então, lembre-se, uma boa voz, é o fruto de um conjunto de aperfeiçoamento diário nas técnicas vocais. Projectar a voz não é gritar, mas sim, para que seja claro a mensagem ante os ouvintes. Enquanto se projecta a voz, no mesmo momento se protege, para evitar os danos no muco vocal.

Gritar causa ruídos aos ouvintes e a mensagem não é devidamente percebido, e isto causa danos a nós mesmos. Então, o melhor é projectar, para que seja entendida por todos, e, proteger, para que estejamos livre dos danos vocais.

Sandro Sebastião
Enviado por Sandro Sebastião em 17/08/2020
Código do texto: T7038187
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