Gestão Auto Peças, Automotores, em meu currículo...

Perguntando recentemente há alguns dos nossos funcionários, compradores e vendedores de peças automotores e acessórios linha leve.

Quantos cilindros tem o motor do Mercedes Benz OM 0352?

Ninguém soube responder. Fiquei boquiaberto e super assustado, revoltado, por momentos, pensei um pouco e ponderei... Revi o meu currículo nesta área no ramo de Auto Peças, pois desde 1962, ainda adolescente, deixei as lides rurais junto aos pais, cuja atividade principal eram lavoura de cafezais na Região de Barretos SP e fui para outros pagos qual seja o sonho de continuar estudando e chamado que fui pelo amigo Antônio Dal Porto, naquela época proprietário da Auto Mecânica Dal Porto, que era no Centro da Cidade de Barretos, Rua dezoito próximo a um posto de Baterias Heliar e um grande edifício que se iniciava naquela época. A função a mim atribuída era lavar as peças desmontadas para conserto ou substituição, pegar as chaves para os mecânicos, fazer reaperto e verificar alguns barulho que as vezes incomodava os proprietários, médicos, etc, nos carros Odsmobili, Cadilac, Impala, Utilitários importados, etc. No almoxarifado trabalhava o Urbano Barcelos que tinha mais interesse em especializar na área mecânica então o Antônio Dal Porto procedeu a troca e me colocando no almoxarifado de ferramentas e auto peças, que funcionava junto a ferramentaria e Urbano para o meu lugar área técnica na oficina. La atendia os carros acima citados, e mais caminhões GMC, Chevrolet Jardineiras, caminhões a gasolina diversos e tinha também a especialidade em recuperar engrenagens de cambio que escapava marchas, caixas de cambios variados e esse defeito era persistente nos veículos de 4 marchas e tarefa feito com muito zelo uma pequena esmerilhador e vídias especiais paro o aço. Trabalho realizado com muito empenho pelo próprio Antônio Dal Porto. La trabalhava Ele Antônio Dal Porto, Luiz Carlos Dal Porto seu irmão e sócio. Olavo e Djalma Mecânico, na reparação de veículos parte mecânica, além do Urbano e eu recém-chegado. Eu havia mesmo adolescente junto aos pais, plantado uma lavoura de arroz no entremeio aos cafezais e que rendeu até um valor considerável que emprestei ao S.r. Dal Porto, o qual pagava juros mensais, valores estes que deu para me manter e pagar escolas por algum tempo.

Alguns meses depois surgiu em Barretos a Auto Peças São Cristóvão do Edilberto Silva Paiva e Evandro Correia, provido de Franca SP e que me fez uma oferta irrecusável, foi quando mudei de empresa, onde se trabalhava com linhas leves e pesadas, táxis, carros de passeios, caminhões, utilitários, Mercedes Benz e na época o cara chata o modelo LP 321, que serviam ao transporte de gado para o Frigorifico local o Anglo na época e maiorias das Empresas Frota C e Expresso Barretos, onde havia também alguns LP 312, Chevrolet, Ford, etc. Lembrei da linha leve composta por carros nacionais da época da Ford Willys, dendo os Jeep, Peruas Rual Willys e Picape Up, alem da linha DKW, composta da Perua, o Sedã e o Jeep Candango, na linha médios e pesados, tínhamos também da linha Ford os: F1, alguns F2, F100, F350, F600 e alguns F8, e Dodges Sedã, e alguns caminhões médios todos motor V8.

O meu cargo era vendas e auxiliar geral, visita a clientes – serviços de Bancos, ajudar nas compras, etc. Três anos depois achei uma oferta muito melhor ainda na Casa David, especializada em Rolamentos, Retentores, Conexões, etc. Com s mesmas funções, onde fiquei até 11/1967, quando surgiu a oportunidade de vir para Frutal MG em trabalho por conta própria .

Começado com um fundão de estoque, onde fui inserindo mais itens novos com melhor giro, muito esforço e sonhos, onde estamos até hoje e agora, 53 anos decorridos contamos com a gestão dos filhos e neto e eu fazendo uma supervisão e continuando o sonho, embora já com quase 77 anos ainda bem-disposto. Quando cheguei em Frutal os carros e utilitarians e caminhões medicos principais eram: as Choupes Ford V8, usadas como taxi e alguns outros proprietários como fazendeiros, havia uma grande quantidade de Ford 1929, muito usada pelos fazendeiros e em maior quantidade na Pirajuba MG, cidade aqui pertinho, e na linha Ford havia também os F1, F100, F350, F600, alguns F8 e mais Fargo, Studebaker, Internacional, usados no transporte geral na região e em especial grãos e leite in natura, etc. Havia quantidade substancial de DKV em 3 modelos, Perua, Sedã e Jeep Candango e a linha VW prevalecendo o Fusca e algumas peruas Kombi, já havia o Simca, os Ford Willys, nas versões, Jeep, Perua Rural Willys e a Picap Up, etc. e o transporte havia aqueles mesmo que citei de Barretos e só com uma inversão o Mercedes Benz cara chata LP 321 deu lugar ao LP 312, usados no transporte de leite das fazendas para o Laticínios Malibu e lembrando que a própria Malibu era possuidora de uma frota de caminhões Ford 1946 V8, utilizados também no transporte de leite in natura das fazendas. Havia ainda as famosas jardineiras, alguns fazendeiros tinham os utilitários mais robustos, as Chevrolet Brasil, outros, a Chevrolet cujas peças importadas e montadas no Brasil, as quais tinha a cor verde escuro.

O Laticínios Malibu, dentre milhares de clientes, foi um dos nossos principais clientes, Objeto de uma parceria por quase 30 anos em que procuramos atendê-los de corpo e alma dentro dos nossos objetivos de servir e objetivando a concretização os nossos objetivos e sonhos...

Tai uma explicação do nosso currículo e conhecimento da área na análise inicial , onde nas linhas iniciais desta narrativo, aventamos em discutirmos conhecimentos mais abrangentes envolvendo o nosso ramos desde linhas veículos leves e até os pesados dentro de uma proposta, somos eternos aprendizes, pôs as tecnologias vão mudando o avanço foi assustador, onde tinhas motores que durava o no máximo 100 mil Km, hoje temos motores que rodam mais de 400 mil Km e moderníssimas tecnologias exigindo dos profissionais das áreas tanto de vendas como técnica, aprimoramento constantes e quase diário e por não dizer que mais novidades aparecem, como o advento dos carros elétricos... já em faze de produção em menor escala e utilização...,embora ainda um pouco caros...porem já aprovados em produção tanto no Pais como fora em uso se engatinha e acena progressos...

Por

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 09/08/2020
Reeditado em 19/03/2021
Código do texto: T7030310
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