O VALOR DO BARATEAMENTO DOS LIVROS
O valor do barateamento dos livros é imensurável, tendo em vista a importância da leitura na formação integral do individuo se comparada com as dificuldades financeiras que lhe são apresentadas quando na aquisição de algum livro.
Ler é uma atividade altamente enriquecedora, um mundo novo, repleto de fantasias e realidades, tendo como objetivo precípuo proporcionar sadios hábitos intelectuais, morais e sociais ao indivíduo, além de fazê-lo capaz de manejar com segurança o seu idioma, falando e escrevendo corretamente.
Por tudo isto, é de fundamental importância que os órgãos responsáveis pela educação entendam a necessidade de proporcionar ao jovem em formação oportunidades que lhe possibilitem desenvolver suas potencialidades críticas, emocionais e existenciais. Só assim poderá ele com segurança redimensionar suas perspectivas na vida.
Apesar de todos os obstáculos que possam surgir, percebe-se, realmente, um leve aumento na procura do livro; mas, temos que reconhecer, sem dúvida alguma, que ainda estamos muito longe de atingir a meta ideal e poder “abençoar” pessoas que se disponham a seguir as palavras do poeta brasileiro Castro Alves ( * 1847 - 1871) quando diz em seus belíssimos versos:
“Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia,
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n ‘ alma,
É germe que faz a palma,
É chuva que faz o mar!"
(in: O livro e a América)
Alda Corrêa Mendes Moreira , Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (aposentada em 1994), após exercer o magistério durante 44 anos em diversos colégios particulares de Niterói; no Liceu Nilo Peçanha, foi também coordenadora da Oficina de Expressão Literária.
(Artigo)