Estratégias de leitura e compreensão de texto em língua estrangeira
As estratégias de leituras são técnicas e/ou métodos utilizadas pelo leitor para extrair informações de um texto. As estratégias de leituras também podem ser entendidas como procedimentos ou atividades que visam facilitar o processo de compreensão textual.
Principais estratégias: antecipação, inferência e verificação.
Por meio da estratégia de antecipação procura-se prever o que ainda está por vir baseando-se nas informações explícitas ou em suposições. Pode-se antever o gênero do texto, o autor, o título, entre outras informações preliminares que ajudam o leitor a “prever” o que o texto em tela poderá lhe apresentar.
A estratégia de inferência permite captar o que não está explícito no texto. Essas inferências aleatórias podem partir de pistas baseadas no próprio texto como os conhecimentos prévios que o leitor possua.
Por meio da estratégia de verificação torna-se possível os controles de eficácia (ou não) das demais estratégias, permitindo confirmar ou não as especulações realizadas nas estratégias anteriores. Essa estratégia é lavada a cabo por meio da leitura, onde o leitor realiza um trabalho proativo de construção de significados do texto a partir do que se busca no texto, dos conhecimentos prévios já adquiridos em determinado assunto, sobre o autor, a linguagem utilizada, as características do gênero textual.
A prática de leitura constitui vários procedimentos muitas vezes imperceptíveis ou inconscientes onde o leitor procura alcançar a proficiência do ato de ler e interpretar o que lê. Constitui-se de um amplo esquema de obter, sintetizar, avaliar e utilizar as informações adquiridas.
Ler não é um ato puramente mecânico, e sim um processo ativo. A mente filtra as informações recebidas, interpreta essas informações e seleciona aquelas que são consideradas relevantes. O que se fixa na mente do leitor é o significado geral do texto.
Em relação às leitura de textos em línguas estrangeiras em sala de aula, percebe-se certa dificuldade de compreensão por parte da maioria dos alunos, principalmente daqueles que não frequentam escolas de idioma onde o foco de imersão na língua ocorre de forma mais intensiva. Numa tentativa de contornar essa situação, existem técnicas que visam facilitar a compreensão textual em qualquer língua, inclusive língua estrangeira.
Por meio de estratégias de antecipação e inferência o leitor observa toda a estrutura de um texto: título, subtítulo, datas, números, gráficos, figuras, palavras em destaque, negrito, itálico, referências bibliográficas. Essas informações, observadas antecipadamente, fazem com que se tenha uma ideia do que o texto apresentará e complementam as informações contidas no texto. A técnica de antecipação e inferência tem por objetivo prever ou adivinhar qual o assunto do texto mediante uma leitura ou rápida olhada superficial (skimming).
O passo seguinte é uma leitura rápida, porém minuciosa, buscando informações específicas sem que seja necessário a leitura de todo o texto (scanning). Geralmente esse tipo de leitura é realizada de cima para baixo, do começo ao fim, rejeitando elementos periféricos para que a atenção esteja na seleção de informações importantes relacionadas ao propósito da leitura.
O terceiro e último passo é a leitura propriamente dita, de forma cuidadosa, atento aos falsos cognatos tão marcantes em textos em línguas estrangeiras. É indispensável o auxílio de um dicionário caso surjam palavras desconhecidas ou que o significado possa suscitar dúvidas que podem comprometer o entendimento do texto.
Após apresentar as estratégias de leituras e a compreensão de textos em línguas estrangeiras, vale ressaltar que nenhuma técnica será eficiente sem que o leitor “aprenda” a gostar de ler. Ler deve ser encarado como uma tarefa prazerosa e não como uma atividade enfadonha. Quando o leitor adquire o costume de leitura, com o tempo, desenvolve habilidades de compreensão que leitores iniciantes ou que leem quase que por obrigação nem imaginam alcançar.
Ler é transcender. Ler é um abrir de portas para a compreensão do mundo.
Pesquisa bibliográfica:
https://www.infoescola.com/ingles/tecnicas-de-leitura-e-compreensao-de-textos-em-lingua-inglesa/
https://portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/estrategias-de-leitura/34112