Vencendo a Ansiedade
Pensamento: Vencendo a Ansiedade
Antídoto: Todos nós estamos vivendo uma ansiedade. Alguns estão fora do controle, por causa da pandemia, outros estão administrando bem a sua gestão de emoções. Nessa duas semanas perdi amigos, um de infarto e o outro de coronavírus. Confesso que fiquei triste, chorei, tive medo, veio a incerteza, porque tenho uma tosse a muito tempo. Mas logo me alinhei ao pensamento positivo contra o medo e a ansiedade que fazem parte da nossas vida – e, além disso, uma parte útil em nós.
O medo nos avisa de um perigo iminente, a televisão em relação ao ecovid 19, fala o tempo todo, porque eles tem interesse em alimentar o medo. Vocês já repararam que ele não falam de como devemos evitar. Exemplo: usem luvas e máscaras. Não fique próximo de uma pessoa. Evite aglomerações. A televisão está gerando estresse e provocando ansiedade que está virando pânico. O fato é que precisamos de um pouco de medo e ansiedade em nossas vidas. Mas nem todas as experiências de medo e ansiedade são boas para nós.
Para algumas pessoas, a ansiedade torna-se opressora, caracterizada por sentimentos excessivos e persistentes de apreensão, preocupação, tensão e nervosismo sobre situações cotidianas que a maioria das pessoas encara com pouca preocupação.
As nossas cabeças parece produzir uma lista interminável de possíveis catástrofes. Por favor, não perca seu controle emocional. Vamos nos cuidar sim, mas não devemos ser dominado pelo medo que gera estresse emocional e ansiedade.
O Estresse, como dissemos, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é um termo que compreende um conjunto de reações fisiológicas, as quais, quando exageradas em intensidade e duração, acabam por causar desequilíbrio no organismo, freqüentemente com efeitos danosos. Aqui é o achado para entender que o estresse atuam sobre o sistema imunológico, estresse atuam sobre o sistema imunológico, através de receptores específicos situados nas células linfóides. Mas para compreender melhor os mecanismos hormonais do Estresse, é importante saber que esses hormônios são também produzidos, em pequenas quantidades, por linfócitos.
Jorge Guimarães
Coach em Gestão de Emoções.