Tipos de avaliações
Avaliar o conhecimento não é uma tarefa fácil.
Avaliar, de acordo com o Dicionário Michaelis Online, é a apreciação, cômputo ou estimação da qualidade de algo ou da competência de alguém.
Ao falarmos da avaliação no ambiente escolar devemos observar que existem muitas variáveis sobre como o conhecimento é assimilado por cada aluno e, além disso, as diferentes formas de avaliar que os sistemas educacionais dispõem para essa “medição”, “avaliação”.
Até que ponto seria possível medir o conhecimento de alguém? Qual a melhor técnica de avaliação?
Muito se tem discutido pelos especialistas educacionais no intuito de que as avaliações tenham o propósito de avaliar a eficiência do aprendizado sendo as avaliações também eficientes.
A avaliação somativa ou quantitativa presa pelos números, pela comparação de dados, coeficientes de acertos. Ou seja, estatística, números, uma escala de pontuação definida.
A avaliação formativa ou qualitativa não se preocupa somente com os dados, os números obtidos por meio de questionários, mas sim pela qualidade do aprendizado, pela sua validade enquanto processo de aprendizagem significativa.
Eu acredito que a utilização de uma ou de outra forma de avaliação depende dos objetivos avaliativos, da intenção de um determinado curso, instituição, do regimento ou mesmo de como o professor pretende avaliar e para que avaliar, ou seja, o propósito.
Em alguns momentos, as avaliações quantitativas são muito úteis, como por exemplo para a emissão de certificados de cursos, provas seletivas com número X de vagas e número Y de concorrentes, uma espécie de jogo, uma disputa, um campeonato onde os pontos (números) são primordiais para a classificação ou não.
Em contrapartida, se não há um objetivo de classificação ordinária, se o interesse avaliativo está na validade da aprendizagem para o aprendiz e não para uma suposta competição, a avaliação qualitativa é, sem dúvidas, eficiente.
Digo isso porque muitas vezes eu vejo o próprio ambiente escolar fazendo da educação uma competição: escola A tem índice tal, escola B tem número tal de aprovados em Medicina, escola C tem número X de aprovações, aluno nota 1000 em redação do ENEM, boletim com tantos pontos.
Resumindo, não há uma avaliação qualitativa sem uma avaliação quantitativa.
https://www.provafacilnaweb.com.br/blog/tipos-de-avaliacao-de-aprendizagem/
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/avaliacao/