Dez Livros que Mudaram o Mundo
Este artigo tem como objectivo divulgar um livro editado pela Quasi e que reúne um conjunto de conferências sobre dez livros que mudaram o mundo. Esta iniciativa foi levada a cabo pela Câmara de Oeiras e a selecção dos livros foi feita por um grupo de académicos, naturalmente.
Ainda não terminei de ler todas as conferências, mas já senti que nem sempre os conferencistas estão muito convencidos de que o livro sobre o qual escrevem deva ser incluído numa tal lista. Ou seja, por vezes fica a ideia de que a inclusão do livro nesta lista se prende com a notoriedade do seu autor ou com a penetração do livro no mercado. Porém, sem qualquer desprimor para o rigor científico ou merecimento literário da obra em questão, fica a ideia de que não obstante a importância da obra, ela não mudou de facto o modo como vemos ou passámos a ver o mundo. Ela não contém uma Weltanschauung.
Aqui fica a lista dos livros e respectivos autores:
- "Breve História do Tempo", Stephen Hawking
- "O Príncipe", Nicolau Maquiavel
- "A Interpretação dos Sonhos", Sigmund Freud
- "Manifesto do Partido Comunista", Karl Marx e Friedrich Engels
- "Odisseia", Homero
- "A Origem das Espécies", Charles Darwin
- "A República", Platão
- "A Riqueza das Nações", Adam Smith
- "O Erro de Descartes", António Damásio
- "Bíblia" e "Alcorão"
Espero que esta informação possa dar pistas a quem anda a pesquisar sobre estes temas. A mim, por exemplo, este livro teria feito a diferença quando fiz um trabalho sobre o tema O LIVRO DE UMA VIDA.