Qual a lição que pode nos deixar o Coronavírus?

Recentemente li o livro "Sapiens – Uma breve história da humanidade” do historiador israelense Yuval Noah Harari. Na obra, o autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até os presentes dias, com seus avanços e retrocessos. Também questiona se, com o passar do tempo, o homem soube utilizar a evolução alcançada com sabedoria.

É fato que em toda nossa história nunca chegamos a um nível tecnológico tão avançado. Com o conhecimento e equipamentos atuais, a humanidade deveria estar usufruindo de um mundo bem melhor. Não deveríamos estar enfrentando problemas que assolam a humanidade atualmente: doenças, fome, discriminação desigualdade social, analfabetismo, mortalidade infantil.

Tudo isso era para fazer parte do passado da humanidade em todos os cantos do planeta. Mas o avanço tecnológico não foi acompanhado pelo avanço da sabedoria humana. Egoísmo, orgulho, ódio, mesquinhez, individualismo, frustração, hostilidade, medo, são sentimentos que ainda têm forte influência na vida humana. Esses sentimentos influenciam nas ações humanas em todos os campos da existência. Estão presentes em toda a sociedade: na família, na religião, na política, no lazer, no esporte...

E dentro deste quadro chega o Coronavírus que não escolhe credo, classe social, cor, nacionalidade, escolaridade, etc. Esse temível vírus tem feito uma devastação em vários cantos do planeta. Mesmo neste quadro, o que vemos? Procura de culpados, disputas políticas, religiosas, ideológicas, onde os maus sentimentos acima citados estão atuando intensamente.

Já está comprovado que uma das principais formas de conter o avanço do Corona Vírus é o isolamento social, ou seja, seu recolhimento ao seu canto, ficando com os seus mais próximos, familiares e/ou amigos, com quem convive diariamente no que você chama de lar.

Não seria isso um chamado para a humanidade repensar na sua existência? No sentido da vida? Não seria esse o momento de usar todo o conhecimento adquirido durante a história da humanidade para o bem de todos e felicidades geral das nações? Não seria esse o momento da humanidade testar a possibilidade de viver em harmonia respeitando, ajudando, amando seu semelhante? Não seria esse o momento de repensar em novas formas de conviver com o meio ambiente, sem destruir o planeta que nos possibilita a vida? Não seria esse o momento da sabedoria humana deixar os sentimentos nobres: bondade, companheirismo, humildade, alegria, altruísmo e, acima de tudo, amor, serem protagonista de uma nova história da humanidade? Ou será que um novo aviso terá que advir para que a humanidade evolua de verdade?

Que tal uma reflexão sobre isso???

Ivan Aquino
Enviado por Ivan Aquino em 18/04/2020
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T6920935
Classificação de conteúdo: seguro