A história das guerras
Conflitos entre povos/nações sempre fizeram parte da história da humanidade e, na maioria das vezes, proporcionaram profundas transformações tanto para os envolvidos diretamente nos embates bem como para toda a sociedade de uma determinada época. Podemos, por assim dizer, que esses conflitos alteram drasticamente a organização social em vários aspectos.
Lutas pelo poder, disputas por territórios, expansões de impérios, domínios de outros povos, tudo isso sempre fez parte da história da humanidade e continua acontecendo nos dias atuais.
Desde a pré-história, quando os territórios mais propícios à sobrevivência foram palcos de disputas acirradas, passando pela formação de impérios, pela ocupação, povoamento e exploração de novos territórios “descobertos”, passando pelas grandes revoluções até chegarmos ao dias atuais, a humanidade se digladiou em intensas batalhas.
As chamadas grandes guerras (I e II Guerra Mundial) são somente exemplos de grandes conflitos. Pelo fato desses conflitos terem acontecido em um período recente da história da humanidade e num período que chamamos de globalização, essas guerras deixaram de ter um cenário local e passaram a ser chamadas de mundiais. O campo de batalhas deixou de ser circunscrito localmente e passou a ter como campo de batalha o mundo como um todo, direta ou indiretamente.
A I e II Guerra Mundial trouxeram profundas transformações para as sociedades contemporâneas, para as relações intergovernamentais, e até mesmo para as guerras propriamente. Nesses conflitos de dimensões globais, recursos e estratégias até então inéditos na história das guerras, passaram a fazer parte dos conflitos. Exemplo disso, a utilização de aeronaves, elevando o nível dos embates para os ares. Outro exemplo, a invenção e utilização da bomba atômica e armas químicas e/ou biológicas.
E a III Guerra Mundial? Será que a humanidade já chegou a esse estágio de conflito?
Particularmente não duvidaria. Basta olharmos os conflitos durante a Guerra Fria e até mesma a invenção de novos artefatos e estratégias de guerras. Podemos perceber que a III Guerra Mundial pode estar acontecendo no campo virtual, econômico, cibernético, etc. Quem sabe nos próximos anos, ao fazermos uma análise mais apurada do atual momento em que vivemos, poderemos afirmar que passamos pela III Guerra Mundial sem sequer percebermos, pois a mesma não é tão evidente a todos, principalmente aos céticos.
E se já estivermos na III Guerra Mundial, o que viria depois? A IV Guerra Mundial?
Eu prefiro acreditar em “Star Wars”, em alienígenas, em conflitos interplanetários e chamar isso de “I Guerra Interplanetária”. As transformações advindas desse conflito não somente terão repercussão mundial, no planeta Terra, mas sim em todo o universo conhecido e ainda por conhecer.