Vovó comunista ganha o Nobel de Literatura 2007

Saiu agora há pouco o anúncio do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2007, neste caso ganhadora: a escritora britânica Doris Lessing. Doris Lessing (ou Doris May Tayler) é a 11ª mulher na história do Nobel (desde 1901) a receber o prêmio. É também a ganhadora mais idosa: completará 88 anos no próximo dia 22. A Academia Sueca descreve a autora como:

"that epicist of the female experience, who with scepticism, fire and visionary power has subjected a divided civilisation to scrutiny"*

Dentre as suas obras destacam-se Shakista, As Experiências de Sirius, O Planeta 8: Operação Salvamento, O Caderno Dourado e A Erva Canta. Os temas abordados pela autora são muito variados, e vão desde a ficção espacial, as tensões e políticas raciais, a violência contra as crianças e os movimentos feministas, entre outros. Seu último livro lançado aqui é O Sonho Mais Doce (2005), pela editora Cia das Letras. Certamente depois do prêmio mais títulos inéditos no Brasil da vovó comunista venham a ser publicados, como já ocorreu com outros ganhadores anteriormente.

Lessing já havia sido indicada outras vezes no passado para o prêmio e neste ano não constava entre os favoritos. Ela receberá o prêmio de 10 mil coroas suecas (cerca de 1,5 milhão de dólares).

_______________________________________

* autora de épicos sobre a experiência feminina, que, com ceticismo, fervor e poder visionário, expôs uma civilização dividida ao escrutínio