Como manter a performance trabalhando Home Office
Por Helena Ribeiro 03.2020
Para quem nunca trabalhou home office, este momento de pandemia será uma oportunidade de experienciar. E se fizer a “lição de casa”, irá manter a produtividade e contribuirá com as empresas para que, após esta crise, muitas funções continuem neste sistema. Revolucionando as relações de trabalho em diferentes ambientes, mas sem perder o foco nas obrigações e mantendo a produtividade.
O que compartilho, advém das minhas experiências, pois trabalhei home office por 7 anos na década de 1990 onde gerenciei até seis pessoas. Somada às experiências de muitas pessoas que já trabalharam ou trabalham neste formato, acumulei cases de ótimos e não tão bons resultados.
Tenho relatos de pessoas que conseguem trabalhar sem perderem a produtividade. Outras, até aumentaram os resultados, melhorando a qualidade de vida, reduzindo o tempo no trânsito e dedicando mais tempo para a vida pessoal. Portanto, para quem consegue, os benefícios são muitos. Só é preciso ter muita disciplina e mudança de mindset para conseguir estes resultados e não entrar nos cases de insucessos.
São várias dicas que os profissionais podem colocar em prática e não existe uma ordem. Afinal, todas são de suma importância para manter a performance profissional, entre elas:
Avalie se você é auto gerenciável ou se precisa de um auxílio de alguém para monitorar suas tarefas no início. Se precisar, não tenha receio, peça ajuda.
Avalie a infra e a rotina do lar. Principalmente, se morar com mais alguém e tiver crianças, idosos, limitação de espaços e animais que ficam dentro de casa. Nestes casos, reuniões ao longo do processo de adaptação podem contribuir para os ajustes e amenizar as interferências.
Se possível, reserve um local separado onde possa montar sua estação de trabalho, deixando o espaço o mais confortável possível.
Crie uma rotina, incluindo vestimenta como se fosse sair de casa e acorde os horários que serão dedicados ao trabalho, incluindo pausas para cafés, almoço. Faça também alguns alongamentos ao longo do período.
Muito cuidado com as redes sociais, pois elas são as maiores consumidoras do tempo para quem não tem disciplina. Inclusive, é a pior queixa das empresas quando se fala em baixa produtividade e falta de comprometimento.
Avalie a sua autoliderança, intraempreededorismo e não procrastine o que precisa ser feito, pois a manutenção do seu emprego estará ligada à sua produtividade. Entre tantos outros fatores que infelizmente poderão surgir ao longo destes momentos de tantas incertezas durante o Covid-19.
Siga as instruções de trabalho e muito cuidado para não usar os computadores da empresa para uso pessoal, pois você estará colocando em risco a segurança dos arquivos, acessos aos servidores etc.
Estabeleça interações com o seu líder, colegas, clientes ou fornecedores.
Se você sentir solidão, busque leituras e vídeos construtivos, com dicas que poderão ajudá-lo a ajustar o seu mindset. Afinal, toda mudança pode gerar maior desconforto para alguns, mas que se superados, o sabor da conquista valerá a pena.
Sobrou um tempo? Cuidado para não se distrair com outras coisas e acabar enrolando. Avise o seu superior ou aproveite para ler livros, ebooks, artigos, assistir cursos online e vídeos de assuntos que possam contribuir com o desenvolvimento do seu A.C.H.E (atitude, conhecimento, habilidade e Entusiasmo). Anote todas estas atividades em uma planilha e envie para o seu gestor, pois ele poderá compartilhar com seus colegas de trabalho e todos se beneficiarão.
Para finalizar, pontuo algumas cautelas, que se não “vigiadas”, afetarão os resultados. Principalmente para quem está começando, pois todo o cuidado é pouco.
Evite as distrações domiciliares e invista na comunicação com as pessoas para que elas entendam que você está em casa, mas está trabalhando e precisa ter disciplina. Caso contrário, tchau, tchau produtividade.
Se você é colaborador de alguém e caiu de paraquedas hoje no sistema home office, para atender uma determinação do governo durante a pandemia do Coronavírus, invista na mudança do seu mindset. Se prepare, supere as dificuldades e faça dar certo.
Ah! Mas se você é empreendedor e nunca trabalhou home office, tome todos os cuidados em dobro. Ser dono nesta hora pouco importa, pois, os seus resultados irão depender da sua dedicação, foco, produtividade, entre tantas outras coisas. Por fim, caso tenha colaboradores, a sua responsabilidade aumentará e terá que gerenciar seu time a distância. E lembre-se, você será o espelho!
Resumidamente, hoje 23.03.2020, voltei a trabalhar home office, na sala do meu apartamento. Depois de 12 anos trabalhando em escritório formal, com 5 salas bem equipadas, secretária e um conforto que não terei aqui em casa. Afinal, o mundo se curva diante de uma guerra invisível do Coronavírus, onde neste momento não temos outra opção.
Vamos dedicar ao trabalho com amor, pois o desafio é grande. Mas com fé e muita oração para a saúde mundial, nós vamos superar. E com certeza, depois dessas experiências do Covid-19, nos tornaremos seres humanos melhores.
Sobre Helena Ribeiro
Pós-Graduada em Gestão Estratégia Global de Negócios, pelo INPG - Bacharel em Adm. Empresas – PUCCAMP, Mestrado em andamento/UNICAMP sobre indicadores em T&D/RH, formação em Coaching Executivo, analista DISC e mentora QEMP.
Empresária, fundadora da RAZÃO HUMANA Consultoria. Atua como Executive Coach, Consultora Sênior, Palestrante, Escritora e Colunista.
Carreira profissional desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais, ocupando diversos cargos.
Autora do e-Book: Oito Competências do Profissional Águia
Autora do livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A.
Coautora dos livros: O PODER DO OTIMISMO e dois Manuais de Coaching, todos pela editora Literare.
Blog: Autobiografia Helena Ribeiro
CONTATOS
https://www.razaohumana.com.br/
19 3231-0491 / 19 99117-7089 WhatsApp