Condição humanizada.
Quando ele diz: "...não podem ser, nem definidas nem estudadas, com referência apenas ao individuo.", Lévi-Strauss.
Quando nos referimos ao indivíduo, isso se refere a individualidade cultural?
Toda identidade cultural é única. Toda identidade é cultural e única.
É a coisa subjetiva que detém uma culturalidade humana.
Nenhuma identidade humana, é absolutamente, e somente humana. Cada identidade cultural estabelecida humana, exerce também uma complexidade de não ser, humana.
O que é o Homem?
A indagação de o que é o Homem, é um problema concreto e imediato. Em que a solução se perde em uma abstração universal, quando a identidade humana é estabelecida e exigida universalmente no imediatismo de cada cultura reconhecida individualmente.
É uma abstração objetivada por cada cultura em que nela acredita, em que nela é acreditada.
Para identicar-se humano, é necessário o reconhecimento por si próprio, e também por outros, na identidade humana.
Como falar dos indivíduos humanoides que não se reconhecem na identidade humana, mas que se mostram em comportamentos identificamente àqueles que se dizem humanos?
A construção da identidade humana, tanto abstraida quanto objetivada, passa por uma determinação cultural acreditada pelo indivíduo nela submetido.
Como dizer que é natural a identidade humana, quando há seres humanóides que nela não se reconhecem?
Toda verdade humana sobre o que é o Homem, é total e absoluta dentro da cultura que a forma acreditadamente.
A verdade humana não é única, mas ela se dissemina em verdades, diversidades absolutas. Que impossibilitam a generalização de uma única construção cultural verdadeira ao Homem. Que nela se reconheça.
Quando você fala psicologia, você está falando da subjetividade/ disso que não conseguimos classificar o que é no humano/ disso que em percepção nos acontece mas que não conseguimos formular o que é/ e que as vezes chamamos de coisa? Essa coisa que aqui dá razão, que transcende a mente e a ansiedade e que através de alguma atividade, tem uma dinâmica sobreposta de controle a elas?
Cara, eu tenho essa viagem em percepção, mas não tenho em contextualização objetivada. É o que me trava, a identidade incauculada. Que ao Homem dá camadas e camadas, culturalizadas.
Você queria que eu rimasse a parada, mas isso só acontece nessa parte finalizada. ...Não encerrada. O estudo do que é uma condição humanizada.