FOMOS PARADOS...

Aos poucos o mundo vai parando. Lugares antes ruidosos, sempre superlotados de pessoas agora estão vazios e mergulhados num silêncio sepulcral. Pessoas que há muitos anos não encontraram sequer uma hora livre em suas agendas, agora, embora por força das circunstâncias, têm dias e até semanas completamente livres de seus, aparentemente inadiáveis afazeres.

Mesmo sendo um cristão bíblico não costumo espiritualizar todas as coisas. Não vejo cumprimento profético em todo acontecimento nem juízo de Deus em toda calamidade. Mas digo o seguinte, o Criador pode até não ter enviado essa situação, mas certamente Ele poderá usá-la. Sua voz, antes abafada pelo burburinho da agitação diária agora pode ser ouvida com muito mais clareza. Como disse C.S. Lewis, “o mundo anda ensurdecido” de modo que apenas o brado forte do sofrimento se sobrepõe às nossas vozes, e nos faz calar. O relato bíblico está repleto de momentos em que ameaças, como da guerra, fizeram nações inteiras pararem e começarem a buscar a Deus com jejuns e orações.

O que fazer nesses dias de quarentena? Para que de fato fomos parados? A Netflix e outros canais fechados estão liberando seus acessos para que as pessoas se entretenham neste período, algo sem precedente na história. Mas, será que é de entretenimento que mais precisamos agora? Sinceramente acredito que não. À semelhança de um pai que segura com firmeza um filho que corre desenfreado e o chama para conversar, lhe explicando que brincando daquela forma irá se machucar no final, Deus também tem “nos parado” e deseja conversar conosco.

Sim, agora que paramos, meditemos, oremos, aproveitemos para conhecer melhor aquele que nos concedeu a vida e a sustenta até mesmo nos tempos de crise. Daqui a pouco voltaremos à nossa velha rotina... que possamos voltar melhores. Que este seja um tempo de aprendizado, crescimento, exercício da fé genuína e do altruísmo ensinado pelo Salvador.