MANGUEIRA: TEOLOGIA MODERNA E CONCRETA
A Mangueira tirou os pseudo cristãos da zona de conforto, obrigando-os a refletir fora da caixinha. Ver e acreditar em Jesus na comodidade é muito fácil. Agora, ver Jesus encarnado na vida, nos excluídos e no sofrido nos obriga a desinstalar e ser fé no concreto, amor vivo no cotidiano etc.! A mensagem de Jesus é nítida, direta e objetiva: "Eu vim para que todos e todas tenham vida, e a tenham em abundância." A Estação Primeira de Mangueira Avante Mangueira deu um show da teologia profunda e humanizada, que está mexendo com todos nós. Quem tem olhos para ver e coração para sentir e cérebro para raciocinar entende esta dimensão maior de Jesus e do Evangelho!
A questão é que o mundo é maior que nossa zona de conforto. Jesus é uma mensagem de amor profética e viva a nos incomodar o tempo todo. Viver a Bíblia tem que ser transformador. Portanto, o Evangelho não pode ser letra morta ou esquecida. Muito mais que construções e templos bonitos, a Igreja e a Fé Nele é o cotidiano.
A Mangueira fez uma teologia correta, viva e moderna. Como uma catequese, trata-se de uma dimensão de aprendizado no concreto. Tirou a visão europeia e de Jesus preso e fechado nas Igrejas. Trouxe-O para a vida - Jesus da gente. Do que já li e estudei, a teologia é "o estudo crítico da natureza do divino, deuses ou Deus, seus atributos e sua relação com os homens, mulheres e a humanidade. Portanto, vamos sair dos muros, paredes e templos fechados das igrejas?Vamos sair da comodidade das novenas que pouco ou nada mudam a realidade? Vamos sair do fanatismo e fundamentalismo que adoece a nossa sociedade e não contribuem para humanizar o rosto de Cristo nos nosso semelhantes?