Comentando quando o sexo acaba na relação
O sexo é o maior problema enfrentado pelos casais, sempre será, não importa o século para ser analisado. Mas não é fácil alguém aceitar, num casamento tão idealizado por todos, que os dois com o tempo foram se transformaram em "irmãos".
Segundo estudiosos, geralmente, num casamento o desejo sexual vai diminuindo na mesma medida em que aumenta a amizade, o carinho e o companheirismo. Nos tempos moderno, também segundo outro estudos, os casais vão pra cama com celular, já não basta a televisão.
As mudanças começaram a ocorrer mais claramente em meados do século passado e a partir da entrada do celular está complicado manter o libido. É não por infidelidade ou caráter.
A ausência de desejo no casamento só passou a ser problema quando, recentemente, o amor e o prazer sexual se tornaram primordiais na vida a dois e se criaram expectativas em relação a isso.
Como resolver a situação de casais que, após alguns anos de vida em comum, constatam decepcionados não haver mais desejo?... Não sou professor de amor e sexo, não me vejam assim.
No outro dia numa sessão de Coach de Relacionamento eu ouvi uma pérola da mulher, dizendo para o marido, precisamos quebrar a rotina e ser criativo, chega de ficar no papai e mamãe, vamos fazer outras festas sexuais e os nossos parceiros serão os filmes nos canais de sexo. Ela estava querendo ser feliz, buscando uma alternativa para as preliminares, enquanto ele queria se divertir de papai e mamãe.
Ali eu presencie que o desejo sexual intenso leva à criatividade, e não o contrário. Quando não há tesão, a pessoa só quer mesmo dormir ou ficar na desculpa que tem que ler mensagem no whatsapp.
Eu perguntei quantas vezes foram ao motel, Quantas vezes viajam no fim de semana para ser a dois. Quantas vezes visitam juntos um sex-shop.
Se percebe que os casais tem tabus em pleno século XXI, contudo, quem se angustia com essa questão sabe que as sugestões apresentadas de nada adiantam se não for para levantar o desejo do casal. Desejo sexual não se força, existe ou não, coloque fogo nisso e foco no sexo mais gostoso de sua vida.
Jorge Guimarães
Coach em Gestão de Emoções.