Um dia de cada vez
Um dia de cada vez é a mesma coisa de um dizer, um dia após o outro. Pensando bem, tem algumas diferenças no sentido.
A música de Almir Sater, ando devagar porque já tive pressa, nós ensina, que devemos viver um dia de cada vez e também um dia após o outro.
Numa outra bela canção, agora de Renato Russo que diz assim: Não sei onde estou indo, só sei que não estou perdido, aprendi a viver um dia de cada vez. Isso é a pura verdade absoluta.
Ai a gente ouve de Clarice Lispector o seguinte: Um dia de cada vez, que é pra não perder as boas surpresas da vida.
Saiba que nós estamos sobrevivendo. Um dia de cada vez de felicidade e turbulência, de alegria e de tristeza.
No outro dia ouvi de um alcoólatra, que ele vive um dia de cada vez, um dia ele está muito bem, mais tem dia que abstinência quer que ele viva um novo dia, ele diz só com muita fé que as coisas mudam, eu espero viver um dia de cada vez para ir mudando e moldando o meu jeito de viver.
Temos que admitir que viver um dia de cada vez, é fazer valer a pena existir. Não é à toa que vivemos.
Segui eu pela calçada me deparei com um budista. Ele me disse algo que ficou marcado na minha memória. A vida é simplesmente uma coleção de pequenas vidas, cada uma vivida um dia de cada vez.
Aprendi que devemos viver cada dia encontrando beleza nas flores e na poesia e conversando com os animais. Sendo jardineiro de sonhos.
Aprendi que não há nada melhor do que um dia com sonhos, pores do sol e brisas refrescantes. Mas, acima de tudo, aprendi que a vida é me sentar em bancos ao lado da amada e conversar coisas amiúdas e sem pretensão de nada. Somente respirar a paixão.
Vim compreender que a Bíblia fala conosco o tempo todo. A Bíblia, somente a Bíblia, como única regra de prática e fé para cada dia.
Lembrei-me de Mateus 6:34, Jesus nos aconselhando, dizendo para nós: não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Se seguissem a mensagem de Mateus 6:34, muitos hoje teriam mais paz. Jesus nos aconselha a não nos preocupar com o que pode acontecer, não usar os típicos pensamentos “E se...”: “E se eu ficar doente?” “E se eu perder o emprego?” “E se eu sofrer um acidente?” “E se meu filho ou minha filha morrer?” “E se alguém me atacar?” Isso se traduz viver um dia de cada vez.
Uma das chaves para viver um dia de cada vez é o contentamento, antídoto eficaz para a preocupação. O contentamento não é uma atitude hereditária, mas uma característica adquirida.
Em nossa época, em que enfrentamos tantos problemas, existe a necessidade de desenvolver um senso de contentamento pelo que temos presentemente e não nos preocuparmos com o que pode vir amanhã.
Finalizando, o amanhã pertence a Deus. O passado se foi e não volta mais, o presente, é hoje, é o agora, viva sem estresse e preocupação, viva um dia de cada vez.
Jorge Guimarães
Coach de Gestão de Emoções