Para Todas As Pessoas Intensas
Outra reflexão que trago hoje é sobre pessoas intensas. As pessoas intensas vivem em cima da corda bamba, se ele se desequilibra para um lado, a vida é 8, se ele se equilibra para o outro, a vida é 80.
Ser intenso é ser profundo demais, imenso demais, vivo demais, e hoje em dia, as pessoas têm um medo danado disso.
Ser intenso é sentir o gosto, o cheiro, o toque, a textura da pele de um jeito diferente.
o coração é grande demais, e às vezes isso dói também, é que ao mesmo tempo que há espaço de sobra há muita gente pequena no mundo.
Tenho uma mania absurda de achar que o outro vai agir da mesma maneira transparente que eu. Que o outro vai se preocupar comigo do mesmo modo que me preocupo. Que o outro vai querer na mesma intensidade que quero. E isso é uma droga ou uma bomba na sua gestão de emoções.
Normalmente o intenso pensa assim: Não sei ser pouco, não sei gostar um pouquinho e guardar pra mim o que sinto. Sou intenso, sinto muito, sinto grande. Sinto tanto que sempre acho que o problema está em mim por sentir demais, quando, na verdade, há pessoas que não estão prontas pra tamanha imensidão de mim.
Então lhe digo: um dia alguém vai sumir da sua vida, só porque você é intenso demais, ou porque você é simplesmente amor demais. E algumas pessoas têm medo do amor. ser intenso é ser profundo demais, imenso demais, vivo demais, e hoje em dia, as pessoas têm um medo danado disso.
Recomendo o antídoto, pense mais em você. Coloque-se em primeiro lugar, respeite e valorize os seus sentimentos. O seu equilíbrio emocional, traduz isso na sua paz. Escolha você sempre que precisar e jamais priorize uma relação, uma pessoa, uma situação que te machuque e te faça duvidar de si mesma.
Você vai entender o verdadeiro significado do amart, quando quiser ficar por amar o outro, e ainda assim precisar ir por amor a si mesmo. Isso é aceitar os seus próprios passos, é sobre compreender que nem sempre amar é permanecer, é sobre ter a capacidade na sua gestão de emoções de enxergar o momento de partir ou deixar partir, não porque você deixou de amar, porque você tem mais maturidade e inteligência emocional para tanto, é também porque você precisa se amar mais. 
Numa das sessões de Coach, um Cochaee me fez a seguinte pergunta: Porque precisamos ser autossuficiente para lidar com o fim e seguir em frente. Eu lhe disse: porque as pessoas vão embora, da mesma maneira que você, algum dia, precisará ir embora de alguém também. É isso que resta na relação, entende?
Ele disse entendo mais não quero ainda admitir. Eu lhe respondi é uma questão de tempo.
Jorge Guimarães
Coach em Gestão de Emoções