TRIÂNGULO AMOROSO
Irmãos gêmeos, os dois Catetos eram muito parecidos. Cara de um, focinho do outro. Por isso a Hipotenusa, namorada de um deles, andava desconfiada de que eles se revezavam na hora dos encontros amorosos. Não era possível que seu namorado, sozinho, tivesse todos os dias aquele desempenho de touro reprodutor.
Por isso, para tirar a dúvida e usando muito tato, Hipotenusa resolveu medir o comprimento...de cada um deles. Mas deu empate de novo. O tamanho era sempre o mesmo. Chamou então os dois e lhes propôs um jogo amoroso mais criativo, sem enganações. Ela, muita alta, receberia os dois Catetos simultaneamente, um deitado e o outro em pé, formando todos um triângulo retângulo. Feito isso, a luz intimista do ambiente acabou por projetar nas quatro paredes do quarto as sombras das figuras que estavam se divertindo na cama.
Então Pitágoras, o antigo namorado que estava filmando tudo para jogar na internet, não teve dúvidas em proclamar: “O QUADRADO DA HIPOTENUSA É IGUAL A SOMA DO QUADRADO DOS CATETOS”.
Pronto. Agora ninguém mais vai errar esta questão na prova do ENEM, vai?