Como parecer sábio nas adversidades

Acordei hoje muito cedo, resolvi ouvir o canto do galo. Mas logo percebi que já não existe mais, apenas o silêncio.

Quando somos mais jovens, pensamos que sabemos muito mais do que sabemos. Claro nunca tive a pretensão de ser professor de Deus. Mas, à medida que envelhecemos, normalmente aprendemos a medir nossas palavras. Aprendemos com a inteligência emocional a controlar nossos pensamentos internos e externos. E, muitas vezes, deixamos escapar algumas coisas.

O que me chama atenção é de que na sociedade moderna ninguém é prudente na fala. É por incrível que se pareça, é bom ser conhecido como alguém prudente na fala.

Lendo a Bíblia, vi algumas passagens que me chamou atenção.

Davi foi sempre descrito, o que é um pouco incomum para um homem mais jovem.

Em 1 Samuel 16:18, lemos: "Um dos funcionários respondeu: 'Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele'."

Curiosamente, "saber falar bem" significa pesar as coisas na mente e formar um julgamento. É pensar no que você diz antes de dizê-lo. Isso é magnífico, como não aprendi isso antes, quando tinha meus 10 anos, teria o habito para toda minha vida.

Outra passagem que me chamou atenção foi quando Jesus foi transfigurado, Moisés e Elias apareceram, conversando com Ele. Pedro, que estava lá com Tiago e João, deixou escapar: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias" (Marcos 9:5). O próximo versículo nos dá uma visão: "Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados" (versículo 6).

Pergunto-lhes: Você já disse alguma coisa quando não sabia o que dizer e acabou dizendo a coisa mais lamentável possível? Quem ainda não fez isso atire a primeira pedra.

Agora para finalizar: um velho provérbio diz que é melhor ficar calado e ser considerado tolo do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas, como se fosse professor de Deus. Lias, não existe professor para quem já é MESTRE!

Às vezes, quando você não diz nada, as pessoas podem pensar que você é muito sábio. Deixe-as pensar isso.

Jorge Guimarães

Coach em Gestão de Emoções

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 22/01/2020
Código do texto: T6847562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.