O QUE É UM INTELECTUAL?

O QUE É UM INTELECTUAL?

Como sou regular na inteligência, recorri a um homem que o considero quase sábio.

Perguntei ao mestre o que é um intelectual; uma pessoa que fez uma ou mais faculdades é intelectual? Ele disse que não. Quem têm muitos livros escritos é um intelectual ele disse que muitos não. Perguntei e nas principais universidades tem essa classe ele disse que são poucos. Deixei de perguntar e ele passou a discorrer o que seria um intelectual. Ele me perguntou quantos Prêmios Nobel o Brasil têm. Eu respondi-lhe que não tem nenhum. O único que ganhou um prêmio equivalente foi FHC em Ciências Sociais.

O sábio disse que os poucos intelectuais na acepção da palavra, podem está no meio de gente simples. Ai lembrei-me de Zé da Hora um velho tropeiro do Piaui que viveu em DF. Morreu com 104 anos e com a cabeça ótima. Disse Zé da Hora que no Piaui do tempo dele tinha três homens sendo um ex-escravo, que eram sábios. Porque tinham toda ciência da vida. Fiquei mais abestalhado do que sou. Disse ele um homem sábio fala pouco, ouve muito, pensa muito e não está ligada a corrente alguma em religião e/ou política. É simples no viver, humilde nos atos. Não esqueça isso disse. Segundo o mestre dos famosos do Brasil, um era intelectual, José Guilherme Melquior. Hoje existem muitos metidos, mas são uns bestas. Filho: em todas as áreas do conhecimento humano pode haver intelectuais. Patativa do Assaré, Catulo da Paixão Cearense era outro. Na música raiz: Raul Torres e os irmãos "Tinocos" podemos considerá-los intelectuais.

Perguntei, mas mestre ainda não sei o que é um intelectual? Ele não deu o peixe, apenas me ensinou a pescar. Recomendou-me que estudasse muito, meditasse e comparasse a obra do homem. As atitudes, quem sabe um dia eu mesmo teria a resposta. Pronto! Sai da visita um pouco pesado pela responsabilidade e triste em não pegar o peixe na mão. Finalmente ele disse assim Nhoziho é melhor para você. Ele ainda falou que isso que o dicionário diz está longe de ser um intelectual.

“As diferenças entre ser culto (intelectual) e ser inteligente”. “Ser culto” e “ser inteligente” são considerados estados distintos do intelecto. Um se refere à “cultura” que possui uma pessoa e o outro tem conotações um tanto mais científicas, como uma característica quase fisiológica, que pode ser medida e quantificada ““...

ADÃO NHOZINHO

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 15/01/2020
Código do texto: T6842780
Classificação de conteúdo: seguro