Não se culpe pela dor que lhe causam

Primeira coisa a se pensar sobre relacionamentos abusivos: você acha que é normal sofrer e ser humilhada. Não vislumbra relacionamentos saudáveis, pois acha que faz por merecer tal tratamento.

A segunda coisa a se pensar: e se seu parceiro curte seu sofrimento? E se ele acha que tudo que você passa de angústia ansiedade, aflição e preocupação é uma prova de amor.

São pessoas que no fundo tem auto-estima baixa, que não admitem ou a escondem por meio de habilidades profissionais e sociais. Dificilmente alguém desconfiaria que eles são assim, mas são.

Como não acreditam facilmente que alguém os amaria, eles impõem aos seus parceiros toda prova de humilhações e testes - só assim conseguem sentir de alguma forma amados.

Eles não terminam. Apesar da forma que tratam os parceiros. Dão todos os sinais de que merecem algo melhor para suas vidas, mas não terminam ou aceitam término. Adoram terminar só para depois ver o parceiro sofrendo ou aflito, aí esconde certo prazer sádico onde o sofrimento do outro é fonte de excitação.

Um relacionamento sadio é aquele em que ambos se satisfazem, sem causar sofrimento. Se for preciso mudar o jeito da pessoa, seus gostos, profissão e classe social para que ele te ame ou te aceite, já não vai dar certo. Mas cuidado, são exigências muito mais no sentido de rebaixar o outro do que de realmente ajudar a pessoa.

Mas não se engane, se uma pessoa não aceita sua forma de ser, não falo de vícios e mal costumes, mas aspectos inerentes a sua personalidade não há como dar certo. Você mesmo deve ser perguntar por que então a pessoa insiste em você, simples, você é para ele a pessoa cujos os defeitos são para ela fáceis de se espezinhar.

Na vida, sentimos falta de pessoas semelhantes a nós, que nos mostre trajetórias comuns, erros comuns e nos faça enxergar que não estamos sozinhos. Ser dentro de sua casa alvo de constantes e variadas formas de rejeição não te fará evoluir.

Para evoluir na vida é preciso aceitar seus defeitos e erros, como parte do que você foi e de como chegou até aqui. Não é para usar seus erros e defeitos para se estigmatizar e se inferiorizar, é isto que parceiros abusadores fazem.

Não adiante se deparar com os próprios erros, o que é bom para evoluir, e ao mesmo tempo ter sua crença na capacidade pessoal minada. Ficará sem energia para as transformações que precisa.

Aquele que abusa pode também não conseguir deslumbrar outra forma de se relacionar que não seja esta. A naturalidade com que ele encara as situações de desrespeito com o outro impressiona e faz a vítima sentir como se fosse fraca. É como se para ele não fosse nada demais e tenta te convencer disto.

Cuidado, ao saber de suas fragilidades, o abusador não será cuidadoso com eles, mas saberá utiliza-las como um freio quando ameaça se rebelar ou como uma outra forma de exercer poder sobre você.

Se alguém é capaz de te paralisar ou constranger por suas fragilidades, ela será capaz de manipular e deixar de fazer ou fazer algo que ela queira. Sua fragilidade alimenta o poder que ele tem sobre você. Se for insegura com a direção de um carro, se tiver insatisfeita com seu corpo, se achar tímida demais, falante demais ou algo assim é aí onde ele estará te atormentando.

Você pensará "como alguém poderá usar algo que me machuca tanto durante uma briga ou uma situação que ele não se agrade?" Ele fará isto e fará várias vezes como se isto fosse a coisa mais natural do mundo.

Se você não acreditar que poderá ser feliz de uma outra forma, com alguém que te ame exatamente pelo que você é. Talvez você nunca imagine o que estar ao lado de alguém que não te maltrate, por isto se contentou com uma relação desta.

Talvez você nem tenha imaginado que merece algo bom para sua vida, que nada fez para merecer ser castigada por algo que não fez ou deixou de fazer.

Se não é tão simples assim, depende de quantos anos deseja viver uma vida assim. Tem urgência ou dá para esperar mais um pouco? Mas às vezes pode ser tarde demais. Nem sempre abusadores se restringem a violência psicológica.

Você tem medo dele te ferir fisicamente? Quer dizer, acredita que ele é capaz disto? Olhe, se você apaixonada, quando idealizamos e ficamos cego em relação aos defeitos do outro, chega a sentir assim, provavelmente sua intuição não esta te enganando.

Você acredita que ele pode ao mesmo tempo te amar e querer te agredir? É este tipo de amor que quer pra sua vida? Só acha que este tipo "amor" é possível?

Pare de acreditar que o seu sacrifício pessoal e íntimo o comoverá e o transformará. Pergunte para si mesmo, se uma pessoa como ele realmente se comoverá com isto. Se ele nem se incomoda de provocar seu sofrimento, ele se importará com seu sacrifício. Não conte com a sorte, o tempo passa e você não sabe ao certo qual limite amanhã ele irá ultrapassar para poder te atingir.

Faça um desafio a si mesma: ser feliz com alguém, tornar o bem estar uma condição e depois a manutenção deste bem estar um dos objetivos.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 06/01/2020
Reeditado em 07/01/2020
Código do texto: T6835991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.