Retrospectiva

Estamos a poucos dias para terminar o ano...

E se fala tanto sobre o amor, perdão e bons sentimentos que devemos ter nesta data. Que deveriam ser constantes em nossas vidas, mas já falei isso, em outro texto.

Hoje quero falar de algo que também fazemos, geralmente nesta época do ano... Retrospetiva...

É no mês de dezembro que paramos para fazer a retrospetiva, aquele balanço de como foi o ano, os pontos positivos e negativos. Colocamos tudo na balança e começamos a fazer planos, para o novo ano, falando o que gostaríamos de levar e aquilo que não queremos mais.

Mas todas as vezes que faço a retrospetiva, vejo que o saldo sempre foi positivo...

Como em todos os anos, tem coisas boas e ruins... Coisas que eu gostaria de não ter feito, vivenciado. Mas em contra partida, aconteceu tantas coisas boas, que não abriria mão de vivê-las. Por isso o saldo no final, se torna positivo. Não sou uma pessoa que que supervaloriza os ruins, e desvaloriza as boas. Sempre busco ver o lado positivo de tudo, por que eles existem.

É claro que durante o ano, tive momentos ruins, tive percas, pessoas que não estaram aqui, para eu poder abraçar, sorrir junto. Que restou a saudade, lembranças... Que farão falta... Sempre. Pois aquele lugar no nosso coração, estará sempre pronto a ser preenchido com a presença, que não será mais possível. E, vamos tentando preencher com as lembranças, nos convencendo sobre o ciclo da vida. Acredito que jamais saberemos lidar com a morte, mesmo que nascemos com a única certeza, de que um dia, morreremos. Mas, ainda assim, não aprendemos a lidar com este fato.

Mas durante o ano, também tive muitas alegrias, momentos que não daria para colocar em palavras. Supresas, felicidades, sorrisos, lágrimas que rolaram de alegria, de tristezas, dor, por saudades...

Momentos que eu não trocaria por nada.

Tive lutas, muitas mesmo. Porém, obtive grandes vitórias.

Não foi um ano fácil, mas quem disse, que a vida seria fácil?

Mas apesar de todos os percalços, não mudaria muitas coisas, se tivesse o poder de mudar alguma coisa, seria não perder entes querido. Mas, como isso, infelizmente não é possível, eu não mudaria nada do ano que está se findando. Porque cada momento trouxe seu aprendizado. E aprendi tanto este ano...

Tem aprendizados, que dói só em pensar, mas foram necessários. Outros, não doem em lembrar, mas trazem sorriso aos lábios, um certo orgulho por ter consigo passar pela situação e aprendido. Ver que não fiquei estagnada, mas até certo ponto, evolui. Toda evolução que acontece em mim, me deixa feliz.

Só peço que o Senhor, me dê forças, para que eu possa continuar a caminhada, sem desistir, confiando Nele. Que todo o aprendizado deste ano, eu possa carregar para o novo ano, colocando em prática, sem esquecer as lições.

Obrigada, Senhor, porque até aqui, o Senhor me sustentou e naqueles momentos, que eu achei que não tinha forças, que senti vontade de desistir, ou que pensei não ser capaz, o Senhor foi a minha força.

Término este texto, somente agradecendo.

_ Rê Ferry