Como eu vejo o signo?
Disciplina: Linguística.
Como eu vejo o signo? Como ele se apresenta? Eu sei que o signo é a junção da imagem acústica com o conceito, mas a partir daqui, a partir da junção, como eu o observo?
Aquilo que induz a percepção da imagem acústica ligada a um conceito, é o signo?
Isso que me faz perceber uma imagem acústica ligada a um conceito, pode ser visto a partir de qualquer sentido. O sentido visual, o sentido auditivo, o sentido do tato, o sentido do paladar. Todos eles percebem e causam a produção de uma imagem acústica ligada a um conceito. Quando não ligamos um sentimento percebido dos sentidos, a uma imagem acústica e um conceito estabelecidos e que se compreendem, dizemos que ele é abstrato, e ainda assim estamos ligando ele a um conceito, e a uma imagem acústica aleatória que explica o abstrato deixando-o sem definição, sem uma imagem total que o defina.
Se você me beliscar, eu sentirei algo do meu tato, ligarei esse ato a uma ideia já estabelecida, que reconhecidamente direi ser uma dor. E tendo conhecimento da expressão de dor em palavra, em simbologia escrita, ou em qualquer outra forma de expressão representativa, como na fala, na escrita, na gesticulação, posso também projetá-las para expressar a minha percepção abstraída desse sentido afetado.
Significado, é conceito.
Significante, é imagem acústica.