A ALMA HUMANA

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

A ALMA HUMANA

O ponto central da disciplina humana – santificação – é a alma: “De tudo o que se deve guardar, guarda bem a tua alma, porque dela procedem as saídas da vida”. Teologicamente se define a alma, seja humana ou animal, como sendo a sede dos sentimentos – psychê. Na velha aliança a alma é dita como sendo rins, coração, interior – koilias – veja-se Jo.7.38...

Hipoteticamente colocada entre o espírito e o corpo, a alma tem predominante atuação no sentido de influenciar seja a um ou ao outro destes elementos. Sofreu transformação do seu estado original quando da queda de Adão o protótipo da raça humana que precipitou-a na desobediência e na rebeldia contra Deus e contra as Suas leis estabelecidas. Tal rebeldia é vista no ser humano já desde o seu nascimento exigindo, pois, uma radical mudança a que denominamos um novo nascimento.

Paulo, apostolo, declara aos efésios – 2.1 – “Estáveis mortos em vossos delitos e pecados “. O salmista cantou: “Em pecado me concebeu minha mãe” – Sl. 51.5. Esta é a doutrina do pecado original definida por Francisco de Assis no século doze. O homem natural dito psichikós – I Co. 2.14 – tem a sua alma pendente ao corpo fazendo por natureza (caída) o que lhe é peculiar. De sorte que o apostolo escreveu uma lista das naturais transgressões da alma: “Mas as obras da carne são conhecidas, as quais são: prostituição, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes iras, invejas, pelejas, dissenções, bebedices, urgias, facções, invejas, pelejas, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. – Gl. 5.19-21.

Da alma – coração – procedem os furtos, os maus pensamentos, homicídios, adultério, prostituição, roubo, falso testemunho e blasfêmias” – Mt. 15.19.

A Palavra de Deus é viva e eficaz e penetra até a divisão da alma e do espírito - Hb.4.12.

Dependendo do tipo de alma que tenha o ser humano este será homem carnal – psichikós – ou espiritual – pneumatikôs. Os que semeiam na carne receberão perdição; mas os que semeiam no espirito -(é minúsculo) – receberão do Espírito –( É maiúsculo) – a vida eterna. – Gl. 6.8.

De outro lado porem a alma humana convertida, nascida de novo em o Cristo pelo Evangelho, pende para o espírito ocasionando uma mudança de atributos e de pensamentos em busca de um crescimento intelectual e espiritual do que concerne a Deus e ao Seu reino. Não mais o homem carnal – psikikós – mas agora o homem espiritual – pneumatikôs - que gerado segundo Deus tem o seu crescimento para a vida eterna.

A alma dos animais mortos é ligada ao corpo e com ele é desfeita; entretanto a alma humana uma vez morto o corpo é ligada ao espirito e viverá eternamente. seja no céu ou no inferno.

Só Jesus.

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