Vigotski: Todo Conhecimento é uma Construção Social
Em primeiro lugar, a teoria psicológica elaborada por Vigotski tem como pano de fundo, como contexto histórico, o auge do materialismo marxista, cujas ideias sobre a formação do homem residem na história do movimento social. Em outras palavras, não é uma teoria totalmente nova e isenta de uma ideologia, embora não esteja diretamente atrelada ao projeto socialista.
Depois podemos ver que a visão vigostikiana se dilata em algumas direções, enriquecendo tanto a psicologia quanto a pedagogia.
O primeiro ponto a ser destacado nos pensamentos de Vigotski é o fato de o homem obter características tipicamente humanas somente pelas relações com a sociedade. Ou seja, à medida que o homem age no meio social, transformando-o, acaba transformando a si mesmo.
O segundo ponto importante a ser frisado é que a criança nasce apenas com funções psicológicas elementares e as superiores têm origem cultural, ou seja, surgem das relações da pessoa com o seu contexto sociocultural. O aprendizado cultural tem como fundamento a aquisição da linguagem.
E, por último, a relação do indivíduo com o mundo é mediada por elementos elaborados pelo próprio ser humano. Essas ferramentas podem ser técnicas ou psicológicas.
Portanto, como pode ser observado, o projeto teórico de Vigotski, situa o homem com relação ao meio social em que está inserido, sendo este de suma importância para o seu desenvolvimento social, psicológico, cultural e intelectual.