A Importância da Psicologia na Formação do Professor

A importância da Psicologia na formação do professor se deve por algumas razões que enumerarei a seguir.

A primeira delas tem a ver com o próprio conceito de Psicologia, visto ser uma ciência da psique, da alma, da mente, ou seja, daquilo que é mais interno ao ser humano, à sua constituição mais básica. Entender esses processos psicológicos é imprescindível para quem pretende conduzir alguém na aprendizagem. Nesse ponto, essa ciência pode servir de suporte em relação ao entendimento que se tem a respeito de como as coisas são percebidas pelas pessoas, como elas aprendem usando a memória e como fazem associações de ideias.

Em segundo lugar, menciono as consequências ou os comportamentos derivados de certos pensamentos ou atitudes mentais. Conhecer esse nível é aprofundar o conhecimento sobre o gênero humano e agir de forma que sejamos (professores) profissionais capazes de conduzir nossos alunos a atitudes mais saudáveis, para não apenas apreenderem conteúdos intelectuais, mas também mecanismos que os ajudem a ter uma vida com mais qualidade.

E, por último, ajuda o professor a conhecer a si mesmo, quais suas preferências, suas tendências, seus pontos fortes e pontos fracos e escolher o caminho certo para, a cada dia, se superar mais, se aperfeiçoando, se preparando para oferecer um serviço de excelência aos alunos.

Portanto, a Psicologia serve de espelho, quando o professor usa para conhecer o gênero humano que ele é, mas também serve de binóculo ou microscópio, que ver e entende o outro, estando longe ou perto, através de uma atitude que busca entender a razão das coisas.