A VIDA, O MUNDO E AS PESSOAS ESTÃO BOMBANDO NAS TECNOLOGIAS PRODUZIDAS PELO HOMEM

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

Não consigo entender o porquê de ter demorado tanto em pertencer ao âmbito dos internautas. Especialmente porque formei-me em 1986 no que antes denominavam de processamento de dados, recebendo o título de "Técnico em Processamento de Dados", cujo nome hoje em dia é de informática.

Naquela época a internet já iria engatinhar em nosso país, 1988, pelo que consta.E as limitações com as aparelhagens eram muitas. Era tudo em preto e branco e também um verde vivo. Mas não havia nada do que há hoje, praticamente, naquele tempo.

Em 2007 tomei a decisão de adquirir um computador. De início foi para digitalizar meus long plays, LPs, mais conhecidos como discos de vinis. Os CDs já estavam no mercado internacional, criando um reviravolta absurda, e adentraram ao Brasil, também. Com isso as aparelhagens foram alteradas, e a qualidade sonora mudou da água para o vinho, em relação ao que existia até então.

Com o passar do tempo, a evolução tecnológica continuou produzindo alterações nesse e em muitos outros campos. Digamos que em quase tudo nessa vida. E o computador, através da internet, sacudiu tudo na vida de todos. E hoje já há muita gente que diz até que não vive sem ele. Associe-se tal ideia, também, ao uso do aparelho celular, os smartphones, outra verdadeira sacudidela na vida das pessoas no mundo todo.

Mas a reviravolta foi absoluta com a confirmação e a homologação da internet. Com a evolução de novas tecnologias, os chips por exemplo, tudo foi comprimido em tamanho e melhorado em qualidade. Também em velocidade de transmissão. E a música e a fotografia são dois fatores dos mais marcantes que corroboram tal assertiva.

É claro que essas novas gerações foram beneficiadas diretamente com todo esse desenvolvimento tecnológico. Mas as mais antigas é que podem afirmar e garantir a mudança radical que o mundo sofreu com o advento reunindo a eletrônica, a informática e a internet, respectiva e simultaneamente.

A própria ciência pegou carona no início e agora faz parte desse contingente. E vai gerando novidades das mais diversas e impressionantes. Duas delas são os medicamentos que existem hoje em dia, bem como o instrumental cirúrgico está no plano surpreendente, já procedendo cirurgias através dessas novas invenções, o que causa uma verdadeira surpresa em todos. Muitas delas feitas à distância entre médico e paciente.

A facilidade através da internet promoveu também o aparecimento de muitas situações que antes ninguém imaginaria existir. A comunicação, o contato e as transmissões de dados, arquivos, imagens e sons, são imediatos. Isso fez com que as pessoas se aproximassem, bem como o mundo diminuísse de tamanho, praticamente. E resolve-se muita coisa com um simples computador. De um lado para o outro, estejam onde estiverem as pessoas em quaisquer lugares do planeta.

Infelizmente existem também as coisas e os fatos desagradáveis, que fogem à essência daquilo que dizem ser o humano inteligente. Há práticas nocivas, desonestas e até fatídicas através do computador e da internet. De uma simples mentira difundida, até desvios de dinheiro de contas bancárias. E tudo isso quebra a harmonia no mundo porque gera situações conflituosas, delicadas e devastadoras. Uma lástima.

Daí é que podemos deduzir que nem tudo, ou quase, nesse mundo, é perfeito. Lembra uma coisa: os paradoxos.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 11/07/2019
Código do texto: T6693247
Classificação de conteúdo: seguro