CRIADOR, CRIATURA, AUTOR E LEITOR: INTRÍNSECA RELAÇÃO.

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019

Não sei precisar ao certo mas há tempos que havia adquirido uma coleção de livros numa dessas lojas que conhecemos como magazine, as que possuem quase tudo, mas que ao adquiri-la, confundi a embalagem como se fosse a de uma série de DVD. São em quatro volumes. São histórias do personagem Sherlock Holmes e seu companheiro Watson. O autor é Arthur Conan Doyle. E só recentemente iniciei sua leitura. Estou no segundo volume.

De início é para se relatar a fertilidade mental/intelectual desse autor em criar as situações que se lê em seus livros. Histórias rocambolescas, mas que despertam a atenção e o interesse por elas por parte dos leitores, logo que se inicia a ler a primeira delas. E são inúmeras.

Pode-se até ter a percepção de que tudo o que rola ali é verídico. Mas a perfeição na descrição das histórias, dos fatos e dos exagerados pormenores que ele cria e desenvolve, é para se pensar que esse autor é um extraterreno. Só uma mente tão transcendental e/ou universal é capaz de gerar tantas situações, fatos, personagens e seja lá o que for necessário para uma criação de uma obra literária dessas.

A partir da criação do livro, tempos depois ele foi transformado em filmes. E agrada a todos, com certeza. Tanto pelo enredo quanto pelas histórias interessantes que apresenta aos telespectadores. E nem poderia ser diferente.

O interessante é ter quase que a certeza daqueles conteúdos serem pura ficção. Criadas por seu autor. Mas se sabe muito bem que mesmo uma ficção baseia-se em algo, alguma coisa ou em alguém. Sejam através de uma situação ou de algum acontecimento. Enfim, há uma ajuda da vida real. E é interessante relembrar de uma afirmação: "a arte imita a vida". Mas que ninguém estranhe se a recíproca for verdadeira. Não fará a menor diferença.

Tenho bem a noção da facilidade que possuo em desenvolver temas. Mas também penso que não os consigo e nem conseguiria inventa-los. Baseio-me tão somente no nosso cotidiano de vida. Enfim, naquilo que acontece realmente de uma forma que costumamos dizer "nua e crua". E olhe lá. Mas para certos autores, há um fator mais profundo que só o astral pode explicar e justificar. Por isso tornam-se celebridades. E quase sempre enriquecem e alcançam famas nacionais e internacionais.

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 10/07/2019
Código do texto: T6692521
Classificação de conteúdo: seguro