"Ninguém é perfeito, mas uma equipe pode ser".
Menos arrogância, mais equilíbrio emocional
Para fazer face aos inúmeros desafios, quais são as competências que o executivo de hoje deve ter?
Bem, para começar, as competências empresariais. Entenda-se como competências empresariais a habilidade para compreender a estratégia de negócio e a estratégia de gestão. Elas, porém, não são mais diferenciais, mas apenas ponto de partida.
Por outro lado, competências mais ligadas a comportamento, aquelas que os americanos chamam de soft skills, ganham espaço nesse cenário complexo. Não basta ser brilhante intelectualmente, é preciso ter equilíbrio emocional e buscar a humildade, ou melhor, deixar de lado aquela arrogância típica de muitos executivos bem-sucedidos. É preciso estar sintonizado com a percepção do outro, o que demanda um processo de autoconhecimento importante.
E atenção: nada de super-homem ou mulher-maravilha. Você tem pontos fracos e precisa conhecê-los, até para operar verdadeiramente com a seguinte premissa: "Ninguém é perfeito, mas uma equipe pode ser".