MINHAS LEMBRANÇAS DE UMA ESCOLA MILITAR DOS FUZILEIROS

Após ter voltado e me recuperado, do "acidente" Na Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina 74/75, Fiz concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais em 1976 e fiquei classificado em uma turma de 40 Soldados voluntários e de serviço obrigatório minimo de três anos em nono lugar.

Recordo-me das aulas de tiro, de progressão em Combate, Desembarque de veículos Anfíbios, Treinamento em regiões pantanosas. Viagem de Instrução e representação em navios e utilização de E.D.V.P.S de Combater e Desembarque em treinamentos miliares e uma convivência harmoniosa com meus amigos de farda, inclusive durante viagens cheguei a participar de atividades recreativas para a Tropa brasileira, cantando e imitando cantores brasileiros da época e participando de roda de Samba comandada pelo Tenente Fuzileiro Durães do Rio de Janeiro e varios colegas de farda. Bons tempos.

Minha formação e missão era servir ao Brasil, servir, respeitar e defender o Povo brasileiro e sabia, por orientação de superiores hierárquicos que a vida militar era dificil e cheia de sacrificios, Eu deveria estar pronto, se necessário fosse para lutar e dar a vida pelo Brasil e seu povo, jamais oprimir ou desrespeitar os simbolos da patria e proteger a nossa nação, povo e cultura. Era o chamado AD SUMUS, Não servi para oprimir, desrespeitar ou violar direitos do meu próprio povo e país.

Uma recordação muito forte em minha memórea, foi quando o Sargento Itamir nos falou sobre o comportamento do homem diante da mulher, Ele fui duro e claro, Disse a um colega "engraçadinho" metido a mulherengo: Soldado: Se você quer ser um FUZILEIRO NAVAL DE VERDADE, Deve ser Elegante e respeitoso com as mulheres, precisa saber até pedir a uma mulher para dançar e respeitar se ela não quiser danças contigo, Quando você achar uma mulher bonita, aprenda a olhar para essa mulher com respeito e lembre-se que sua mão é uma Mulher, Jamais espere passar uma mulher , e depois virar para olhar o bum bum dela...Isso é falta de respeito, Olhe uma mulher nos olhos e se tiver que dizer que ela é bonita Diga isso de forma educada e com elegância, amanhã ela poderá ser a Mãe de seus filhos.

Estas lições de vida, além do treinamento, ordem unida e treinos de tiro, marcaram profundamente minha vida e educação, e passei de fato a compreender a grande missão do Militar na sociedade em que vive e do home, do cidadão.

Foram lições que levarei até os meus últimos dias nesta terra e Jamais Participei ou participarei de Projetos de Ditadura contra o povo de meu país e de nenhum país do MUNDO,,,,

MINHA HOMENAGEM AOS MEUS AMIGOS FUZILEIROS NAVAIS DO BRASIL...AD SUMUS! Jamais Serei a favor de Opressão contra o Povo do meu país.