Você está preparado para o RH 4.0?
O conceito de indústria 4.0 foi apresentado pela primeira vez em 2011 na Feira de Hannover a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. Refere-se a uma nova revolução industrial que está associada à inovações tecnológicas de controle e automação de processos.
O RH assume um importante papel nesta nova onda de aperfeiçoamento tecnológico tornando-se ainda mais estratégico na retenção de talentos e desenvolvimento do capital humano na aplicação das novas tecnologias para aumento de produtividade. Este novo contexto fez com que o RH passasse por novas adequações, uma vez que o uso de novas metodologias de trabalho e o emprego de novas tecnologias exigiam uma reflexão sobre os principais processos e a forma como eram realizados. As inovações demandaram que os processos de RH fossem ágeis e pudessem apoiar estrategicamente as empresas, por isso muitas de suas funções passaram a ser automatizadas. O RH 4.0 vem com força para mudar a característica de uma área antes vista como burocrática em uma área de apoio estratégico para a valorização do capital humano e atingimento dos resultados nas organizações.
O desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas evidenciará a necessidade de adaptação dos profissionais, por isso uma das principais demandas de RH será o desenvolvimento organizacional. Grande parte das indústrias já possuem a maioria de suas atividades automatizadas, principalmente aquelas que exigiam esforços repetitivos e trabalhos manuais. Esta mudança nos processos abrirá espaço para o surgimento de um novo perfil de profissional. É papel do RH acompanhar as novas necessidades e preparar as pessoas para atenderem aos novos processos. Os principais desafios do RH 4.0 serão: a retenção de talentos, o engajamento, a gestão de conflitos e o aumento de produtividade. Tendo em vista que os funcionários exigirão mais reconhecimento e valorização.
A automatização de demandas fará com que o RH esteja mais próximo das lideranças nas empresas no intuito de aprimorar as relações entre líderes e colaboradores. Com parte das atividades burocráticas e manuais sendo eliminadas, os colaboradores poderão despender seus talentos, tempo e energia em outras necessidades da organização. Caberá às lideranças incentivarem os seus funcionários a contribuir com ideias criativas e que agreguem valor aos processos da organização. Ao delegar novos desafios aos colaboradores, a liderança fortalece o laço de confiança e os motiva, uma vez que poderão desenvolver novas competências.
As lideranças em conjunto com o RH também precisarão atentar para outro fator que está diretamente relacionado com a satisfação dos funcionários: a flexibilidade. Tanto a flexibilidade para assumir mais de um projeto ao mesmo tempo, como a flexibilidade nos horários. Ofertar o home office como alternativa ao local de trabalho e repensar a diminuição de carga horária são dois pontos fortes à serem avaliados e que contam muito na hora de reter talentos. Uma vez que a automação faça parte das atividades diárias e triviais pode-se constatar que o RH 4.0 propiciará uma nova onda de profissionais mais qualificados, por este motivo passará a atuar ativamente na construção de uma cultura organizacional inclusiva e colaborativa visando potencializar os resultados da empresa.