Como incluir?! Sala apenas de especiais não!
A verdade é que não existe realmente um Projeto Político Pedagógico nas escolas.
Inclusão significa mudar a escola : como ensinar, como avaliar, como trabalhar com as diferenças...
A criança especial quando vai para a escola não vai para ser igual às outras em relação à aprendizagem cognitiva, a não ser que sua condição intelectual lhe permita isso.
O aluno com deficiências sérias, que geram comprometimento intelectual vai à escola para ter contato social com outras crianças de sua idade, crianças ditas normais.
Se é colocado em sala apenas com especiais, como esperar que se adapte à sociedade se só viveu em uma redoma.
A dificuldade não está no aluno, nem na professora, mas no Sistema.
Na Rede de Educação que quer a inclusão, mas requer um currículo fechado, que quer enfiar o aluno na sala mas lhe nega a equipe multidisciplinar, os tratamentos necessarios.
Na direção da escola que não concebe propostas novas em que o aluno tenha seus momentos de participação levando os educadores a acreditar que o aluno de inclusão não é um fardo.
Na família, que por várias vezes fecha seus olhos
diante da realidade e quer ter a qualquer preço "um filho normal".
Se tenho alunos especiais? Sim! Os tenho em minha sala regular todos os anos!
Conscientizo os colegas de sala da necessidade do acolhimento.
Conscientizo a família sobre a real situação da criança.
Assim vejo meus alunos especiais crescerem, passo a passo. Hoje um recorte com tesoura, amanhã uma folha colada reta, noutro dia um jogo matemático em grupo... e a mágica acontece. A auto estima aparece e a criança já está inserida, num meio onde suas habilidades podem florescer.
A mudança real precisa ser de dentro pra fora e não simplesmente esperar que as coisas se aceitem "amanhã ".
Sala só de alunos especiais eram depósitos de crianças, que saiam piores fo que entraram, reproduzindo condutas de outros tipos de deficiências.