Espaço favela no Rock in Rio

Que brilhante. Montarão uma favela estereotipada para acabar com os estereótipos de favelados.

"Com numa cenografia “grandiosa, lúdica e bem colorida”, conforme definido no press release do evento, o palco recriará o ambiente de uma favela e receberá, além de talentos da música, dança e teatro das comunidades, algumas atrações culinárias dos seus botequins.

— É o início de um grande movimento para resgatar a autoestima do carioca, uma forma de debater o que o poder público pode fazer pelas favelas — disse Medina, o presidente do Rock in Rio. — Não é a solução, é apenas um primeiro passo."

Farão um grande faz de conta de que a favela é linda para "resgatar a autoestima" do favelado achando que, tapando a feiura da favela, levarão o morador daquele local se sentir melhor. Nunca li definição melhor para a expressão "tapar o sol com a peneira".

A ação até pode trazer algum resultado positivo, aliás, tomara que isso aconteça, mas não muda o fato de que trata-se apenas de sinalizar uma virtude, de forma marketeira, visando aumentar o próprio lucro e fazendo quase zero pelas pessoas que diz que vai ajudar.

Além da próprio contradição em "Com numa cenografia “grandiosa, lúdica e bem colorida”, ... o palco recriará o ambiente de uma favela", onde percebe-se que não vai recriar ambiente algum. Vai apenas dar uma impressão para os "burguesinhos" se sentirem bem por estar ajudando os pobres-coitados, como alguém que, ao ver outra pessoa que corre risco de vida e necessita de atendimento médico urgente, em vez de chamar a ambulância, joga algumas moedas e empina seu nariz achando-se a Madre Tereza.

https://oglobo.globo.com/cultura/rock-in-rio-anuncia-espaco-favela-para-edicao-de-2019-22627218?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

Para ler mais textos meus, curta minha página no facebook:

fb.me/filosofiadouglaspacheco