ARTIGO – Assim é a vida – 07.11.2018 (PRL)

ARTIGO – Assim é a vida – 07.11.2028 (PRL)
 
 
Temos feito várias críticas à Rede Globo, notadamente por haver tomado partido nas eleições presidenciais do mês passado, quando o deputado Jair Bolsonaro foi contemplado com a maioria dos votos dos brasileiros, elegendo-se presidente da república, encerrando assim uma disputa bastante severa.

Que essa empresa tem realmente condições de ser das melhores do mundo é fato indiscutível. Tanto é assim que sua tabela de anunciantes custa os olhos da cara e não é coisa pra todo mundo. Também não deixa de ser verdadeira a afirmação de que possui um cast de artistas de real significado às comunicações.

Quando lançaram aquela enquete: “O que você deseja pro futuro do país” de âmbito nacional, tivemos oportunidade de elaborar um cordel no particular, publicando-o em 20.05.2018, que veio sendo atualizado até o dia do pleito no segundo turno (28.10.2018), gerando mais de 650 leituras até os dias atuais, ou seja, um sucesso que nos pegou desprevenidos, porquanto não tivemos tal intenção. No desenvolvimento do trabalho não tivemos como não descambar para os assuntos políticos.

Pois bem. Alguém do Jornal O Globo tomou conhecimento do cordel, e não sabemos se autorizado, entrou em contato conosco sobre a possibilidade de darmos uma entrevista sobre a matéria, notadamente porque essa modalidade de poesia passou a fazer parte do patrimônio nacional de cultura.

Transcrevemos o teor do e-mail por nós recebido em 25.09.2018, omitindo o nome do remetente, mas sem mexer no conteúdo da mensagem, a seguir:

“Mensagem:
olá, tudo bem?

meu nome é (omitimos), do jornal o globo. aproveitando que o cordel foi reconhecido como patrimônio cultural do país, estamos preparando uma reportagem especial sobre o que significa esse título para os cordelistas. mas, também, queremos falar sobre ser cordelista hoje, a atualidade do gênero, as novas formas que ele vem tomando em diversos lugares do país.


fiz algumas buscas e percebi que você tem cordéis sobre temas da atualidade, como a operação lava-jato e achei que pode ser interessante mencionar na matéria.

podemos conversar?

um abraço e obrigado”,
A nossa resposta foi a seguinte, em 25.09.2018:

Boa noite senhor! Sou apenas um aprendiz. Nem sequer leio sobre a matéria. Faço cordel por brincadeira. Não me sinto em condições de conceder entrevistas sobre o tema, que deve ser rico em sua história. Todavia, existem cordelistas de nomeada neste país e no nordeste, portanto, que melhor podem representar a classe. Não creio que nossa conversa poderia trazer coisas e fatos relevantes e de interesse para o público-alvo dessa portentosa organização. Entretanto, poderemos conversar sim senhor. Em nossa democracia/Conversar é necessário/Não como ocorre hoje em dia/Sem qualquer itinerário/O país está carente/De pessoas educadas/Que votem em presidente/De ideias bem brotadas.
Um singelo abraço do ansilgus.
 
E prosseguindo na conversação, ipsis litteris: olá antonio, obrigado pelo retorno. poderia indicar alguns nomes”?
 
Abraços
 
Respondemos da seguinte forma: Caro Senhor, boa noite!
 
Sabe, Patativa do Assaré, da Paraíba, foi um monstro em matéria de cordel. São incontáveis cordelistas de renome. No momento, no programa da grande apresentadora Fátima Bernardes, há um cidadão, o Bráulio, que declama quase todos os dias e, quem sabe, seria ele o indicado para falar sobre o assunto com mais propriedade. 
 
Grato por lembrar do meu nome. Um grande abraço... ansilgus.
 
E com essa última resposta deu-se o assunto por encerrado, certos de que agimos como mandou a nossa consciência.
 
Num dos e-mails enviados pelo cidadão houve um texto em que falava da confidencialidade do tema e da proibição de divulgar tais entendimentos. Essa também foi uma das razões que nos levaram a não nos alongarmos na matéria, porquanto nada aqui produzimos em segredo. Também não soubemos do desenrolar do interesse do então jornalista.
 
Nosso abraço.
 
Silva Gusmão

Foto: INTERNET/GOOGLE
ansilgus
Enviado por ansilgus em 07/11/2018
Reeditado em 08/11/2018
Código do texto: T6496730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.