Sonhos e Conteúdos
Sonhos são importantes pois refletem o que está obscuro dentro e fora de nós. Jung achava necessário analisar e refletir seus conteúdos quase todos simbólicos.
Eu observo que existem várias categorias de sonhos. Seis a meu ver principais.
Existem os sonhos espirituais, a Bíblia está cheia de citações deste tipo, podem transmitir uma mensagem, um aviso de algo que irá se concretizar adiante.
Existem os de conteúdo do próprio inconsciente, onde preocupações ou dúvidas recebem respostas do "Si Mesmo" mais profundo da pessoa.
Existem os do inconsciente mesclados a imagens do dia a dia, esses precisam ser peneirados para, através de um processo de associação, conseguirem a interpretação da mensagem transmitida ( ao meu ver são os mais comuns).
Existem os puramente orgânicos que são espelhos de várias imagens vistas e misturadas, associadas a sensações orgânicas( sonhar que faz um xixi e amanhecer molhado por exemplo).
Existem os que traem um desejo da própria pessoa, muitas vezes oculto e escondido no depósito do subconsciente.
Claro que existem os fantasiosos também, resultado do bombardeio midiático ao qual nos expomos diáriamente vendo filmes, jogando vídeo game, lendo jornal, revistas, navegando na internet, indo ao shopping, etc.
O fato constatado é que o sonho revela- se um poderoso instrumento de radar e não deveria ser menosprezado pelos cientistas. Jung sabia perfeitamente de sua vital importância como termômetro da psique. Porém com o advento das outras escolas que formam a psicologia como um todo, esse assunto foi diluído no contexto geral.
A pesquisa dos sonhos traz a tona conteúdos essenciais ao autoconhecimento e expõe crenças que cada um traz dentro de si, às vezes aparecem soluções impensáveis no estado consciente ou desperto.
Como pode o Homem ir à Lua e conhecer tão pouco de seu próprio EU?