Interdependência
INTERDEPENDÊNCIA
Nada está separado de nada
Se você quiser chegar rápido à ideia de interdependência, convido você a olhar para o seu próprio corpo. Nele, todos os órgãos - independente de tamanho ou função - são igualmente importantes e imprescindíveis para que seu corpo funcione. Ou seja, sozinhos nossos órgãos nada são, mas unidos eles atuam de uma maneira muito inteligente e sensível. Nada está separado nesse sistema maravilhoso.
Ao reconhecermos esta realidade, podemos chegar à conclusão que tudo à nossa volta funciona da mesma forma. Somos um sistema inserido e atuando dentro de outros sistemas nossos conhecidos, como o familiar, o social, o profissional e o próprio universo onde vivemos.
Estamos todos conectados com a energia familiar ancestral que recebemos através de nossos pais, com a energia do universo, que nos acolhe aqui no planeta, e com a energia de cada pessoa que passa pelo nosso caminho. Somos uma parte deste todo universal e, enquanto parte, somos também o todo. Todas as pessoas e situações que se apresentam em nosso caminhar estão interligadas através de um elo quase sempre invisível ou imperceptível aos nossos olhos.
Sendo assim, precisamos estar atentos a nossas atitudes diante de tudo o que nos cerca, pois elas sempre trazem consequências, boas ou não. E porque estamos interligados, somos corresponsáveis por todas as situações que se apresentam ao longo de nossa vida.
A interdependência precisa ser observada e sentida. Sozinhos nada somos. Basta olhar a natureza ao nosso redor. Há lugar para todas as cores, formas e espécies, que convivem e mantêm a sua individualidade.
Antes de se chegar ao sublime momento da criação, em qualquer área de atuação, vamos depender de um grande número de pessoas que colaboraram para isso. A todas elas, gratidão!
E C I L A H U S T E /Setembro/2018
E, se você se interessa por arte, venha ver a minha exposição “Interdependência”, no Centro Cultural Correios, RJ, de 19/09 a 04/11/18