O BRASIL DOS CONTOS DE FADAS

Para quem não se permitiu doutrinar é difícil entender o fenômeno do petismo no Brasil liderado por Lula. Isto porque continuamos a vê-lo como ideologia de um partido político, coisa que o petismo nunca foi. Ouso dizer que nunca será!

O petismo nada mais é do que um culto a um líder. No momento em que a figura de Lula sair definitivamente de cena, o petismo fatalmente morrerá. A História narra capítulos e mais capítulos de líderes dessa espécie. E de nenhum deles, a História guarda boas lembranças.

A ideologia do culto carrega nas suas entranhas o desejo de perpetuar-se. Os líderes que criam cultos à imagem através das armas são abomináveis, porém aqueles que ascendem pelas doutrinas são os mais perigosos. É muito mais fácil de combater um exército armado do que um exército de doutrinados.

Não devemos culpar apenas a pobreza e a ignorância cercadas em imensos currais pelas facilidades das doutrinas e das lavagens cerebrais. Quem deseja ser cultuado e perpetuar-se precisa doutrinar outras classes sociais. Especialmente aquelas que desfilam nas rodinhas dos intelectuais.

A doutrina petista fez legiões de adeptos fora das nossas fronteiras. Um artigo que li recentemente, pena não poder dar o crédito ao autor porque esqueci seu nome, dizia com propriedade: “O mundo enxerga o Brasil pelos olhos de Lula”. Infelizmente!

A recomendação do comitê da ONU, para que Lula fosse candidato a presidente é outro exemplo. Pasmo maior foi com a atitude do ministro Edson Fachin. Que como juiz da nossa Suprema Corte não se importou em rasgar a Constituição do seu país, e seguir a recomendação de um comitê qualquer da ONU.

Logo nas primeiras páginas de “Sapiens — Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Noah Harari diz que nossa espécie dominou o planeta pela capacidade de transformar mentiras em verdades, e preencher nosso imaginário com coisas que não existem. Zombando da raça Harari escreve: “Você nunca convencerá um macaco a lhe dar uma banana prometendo a ele bananas ilimitadas após a morte no céu dos macacos".

O Brasil que Lula diz ter construído durante seus oito anos de governo na realidade nunca existiu. Só existiu no seu imaginário, e foi transportado para o imaginário dos seus doutrinados com sucesso. Com relação ao que diz Harari, no caso dos petistas, atualmente o objetivo é transformar as verdades em mentiras absolutas.

Se o Brasil imaginado por Lula e seus doutrinados fosse real e não apenas um conto de fadas, Dilma Rousseff mesmo com a melhor das boas intenções, não teria a capacidade de desconstruí-lo nos quatro anos seguintes. Dilma rasgou o conto, ficou a doutrina.