Fake-News ou Fofoca, é coisa antiga.

Se com todas essas informações internetizadas de hoje, transmitidas ao vivo, ainda espalham notícias falsas, imaginem o que não inventaram ou distorceram na historiografia da humanidade.

Sabemos que desde antes da escrita já se contava muitas histórias de povos antigos que foram passando de geração em geração e escrita muito tempo depois, mas qual realmente é a verdadeira não sabemos. Diz o ditado que quem conta um conto aumenta um ponto. Como acreditar, por exemplo, na história de que na noite da concepção de Siddhartha Gautama (o Buda), a mãe dele, a rainha Maya, sonhou que um elefante branco, com seis presas brancas, entrou em seu lado direito e dez meses mais tarde Buda nasceu, isso 500 anos antes de Cristo. É mais incrível que a história da virgem Maria, mãe de Jesus, a imaculada. E será que Sócrates disse mesmo tudo que é atribuído a ele, ou Platão inventou? Sócrates falava mas não escrevia.. Foi Platão quem escreveu sobre a vida de Sócrates e seus ensinamentos, mas de uma forma idealizada.

Também o Filósofo da Grécia Antiga, Epicuro (-341 // -270 a.C), foi vítima de calúnias que até hoje são reproduzidas sem que se mude nada. A sua filosofia era voltada para a felicidade, o prazer, a ausência de dor, e que o bem e o mal só existe na sensação. Foi acusado de desonesto, preguiçoso, maldoso, ladrão de ideias alheias, etc., pelos idealistas, segundo Michel Onfray diz no seu livro Potência de Existir.

Com a aproximação das eleições no Brasil o que mais temos visto são fakes-news. Sem falar das mentiras que contam a respeito do Regime Militar de 64, com receio do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro.

A vantagem, hoje em dia, é que rapidamente os Fakes podem ser desmentidos.

Darcy Brito
Enviado por Darcy Brito em 06/08/2018
Reeditado em 06/08/2018
Código do texto: T6411086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.