Uma Doença Chamada Consciência

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, filósofo russo de São Petersburgo, 11 de novembro de 1821 - Moscou/Rússia - Fevereiro de 1881 (59 anos). Segundo ele mesmo, seu mal era 'uma doença chamada consciência.' Um verdadeiro gênio.

Por ocasião grafado como Dostoievsky – ele foi um escritor, filósofo e jornalista russo considerado um dos maiores romancistas da história. E um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.

Ele é tido como o fundador do existencialismo, suas obras são de suma importância para compreensão do mundo moderno, e do homem em sociedade.

Eis suas principais obras:

"Crime e Castigo"; "Os Irmãos Karamazov"; "O Idiota"; "O jogador"; "O Eterno Marido"; "Diário do Subsolo"; "O Adolescente"; "Memória da Casa dos Mortos"; "Os Demônios"; "A Senhoria"; "O Crocodilo."

Nietzsche chegou a afirmar sobre o pensador: "[Dostoiévski...] o único psicólogo com quem eu tenho, realmente, algo a aprender."

Nietzsche não negava que também havia sido influenciado por Dostoiévski. Dois pensadores gênios da filosofia, verdadeiros mestres em matéria do Saber.

Inteligência elevada é acompanhada de sofrimento, pois o tédio e a solidão acompanham as mentes muito apuradas. Pessoas de mente dotada de um QI alto, sentem na alma o preço que pagam por terem despertado suas mentes para o conhecimento, porém, são privilegiadas.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 19/07/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6394824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.