AtOalidades
Toda essa incrível movimentação - ou paradeza mesmo - da semana que acabou na meia noite de ontem não me tira da cabeça, além do chapéu, a vontade de dedilhar e dedicar este primeiro parágrafo aos ratos. Pois é, esses roedores que causam tanta repulsa mundafora e mundadentro, estão se mostrando valiosos na detecção de minas e de enfermidades, em razão de seu apuradíssimo olfato. Inda ontem, vi na Al-Jazeera, pois é, essa tv do mundo árabe que tanta ou mais gente ainda repugna mais do que aos ratos, vi uma reportagem sobre esses experimentos na Tanzania. Os bichinhos, por horripilantes que pareçam, uma vez treinados, na sua faina da detecção, fazem milagres, dignos de garantirem viagem na próxima Arca de Noé quando vier o dilúvio, se se mantiver esta a forma de o Criador dar um corretivo na humanidade.
E com um Cristiano Ronaldo apagado e um Salah desafortunado, quem brilhou na decisão da Copa dos Campões, em Kiev, foi Bale, pelo Real. Deu balé com seus dois gols decisivos, e sem soltar o rabo - ao cabelo, que insiste em manter. Tem que manter isso, Mr Bale?
Com Donald Trump fazendo beicinho e esnobando a oportunidade de fazer história - estórias ele faz a toda hora - os líderes das duas Coréias resolveram encontrar-se para recolocar o diálogo, e com ele, a esperança de paz, nos trilhos. E isolado, o homem do botão nuclear mais perigoso do mundo, voltou atrás, readmitindo a idéia da cúpula, marcada para 12 de junho, em Cingapura.
Enquanto isso, em nossa Pátria Armada, acuado pela precipitação perigosa do caos - que aliás já se instaurou no sistema de abastecimento do país - o Governo reagiu, e determinou a intervenção militar. Tardiamente, contudo, pois o que está desfeito e desestruturado, levará, em condições normais, tempo para ser remendado. Uma mera olhada no nas prateleiras dos supermerdados, verdurões ou centrais de abastecimento dá bem uma idéia de profundidade da crise, que se agravará.
Deu Amazonas no Miss Brasil. Beleza amazônica a da moça, que não vi desfilar, contudo. Por certo, teria também dormido em frente à tela de tevê. Mas não deixa de vir uma saudade daqueles tempos do rádio, ou da rádia, quando imaginação é que se mantinha desperta, até em meio à madrugada. Numa dessas edições, do tempo dos maiôs Catalina, lembro-me bem, a Miss Amazonas quando apresentada à distinta audiência chegou a provocar certa estranheza: em meio às adolescentes, tinha ela 27 anos... E ainda miss... O que mostra que o irriquieto e galanteador Boto Tucuxi não era assim tão perscrutador e invasivo...Ele bem que poderia sobreviver nestes nossos tempos de metoo...de denúncias cada vez mais estridentes de assédio e abusos...
Começou o prestigiosíssimo Roland Garros. Guga deve estar lá, comemorando 21 anos de seu estrondoso sucesso de 1997 e de seu caso de amor com Paris. Bellucci e Dutra carregam as esperanças do Brasil...pelo menos até entrarem em quadra...
E a Fórmula Um segue seu curso glamouroso, hoje em Mônaco. Sem um brasileiro sequer. Senão Galvão. Bueno, amigos, qué hacer?