Lilith,Heva,Eva & Todas as Mulheres

LILITH,HEVA,EVA E TODAS AS MULHERES...
(Clevane Pessoa de Araújo Lopes)

Na história do Direito,quando mulheres são julgadas,sempre há,nos julgamentos,diversas implicações ligadas ao gênero.Os advogados de defesa podem usar,por exemplo,a sigla tão usada hodiernamente,a TPM(tensão Pré Menstrual),que,comprovadamente,trranstorna e transforma as mulheres nessa fase.Há também a depressão pós parto,responsável até pelo crime de matar o próprio rebento.Como psicóloga,acompanhei a história e a luta interior de uma jovem mulher,que tinha vontade de enfiar uma tesoura ou qualquer outro objeto contundente em seu bebê,esperado,desejado e amado.Venceu a Lei do Amor...
Vistas ao longo da História da Humanidade como anjos ou demônios,bruxas ousadas, as mulheres padecem de intuição e muitas vezes,são capazes de ouvir o Além,prato cheio para os primórdios da Psicologia,onde,caracterizadas como "histéricas"-"a mulher está toda no útero,já dizia Aristótelas-mereceram a atenção do "Pai da psicanálise",Freud e antes dele,a de Charcot.
O certo é que,se as mulheres podiam temer seus homens(do pai ao marido),por causa de sua massa muscular,os homens temiam as mulheres e seus Mistérios...

A PRIMEIRA FEMINISTA FOI A PRIMEIRA MULHER


A primeira criatura que transigiu uma Lei-ou simples ordem das coisas pré –estabelecidas ou implícitas,foi Lilith.Essa pessoa intrigante,no Talmude,é a primeira fêmea.A mulher primeira de Adão.Ousada,reclamava da posição inferior,quando se acasalavam:
-Por que devo ficar sob ti,perguntava,insistente( "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?No entanto,bem sabes que ,como tu, também fui feita de pó e por isso sou tua igual.").Isso é contado no Alfabeto de Bem Sirá,tanto na versão aramaica,quanto na hebraica.
Diz-se que o primeiro homem,então,”fervia de cólera”,com tal indisciplina.Lilith não queria ser obrigada a suportar o peso de Adm.Este,menos criativo,recusava-se a trocar de posição com ela,para ele,um decreto oral valia como diretriz de conduta,mas para a fêmea,a igualdade era necessária.Vejam quantos milênios nessa luta!E mesmo hoje,que os homens ,digamos,”submetem-se a ter uma esposa que trabalhe fora,é muito mais pelas necessidades financeiras,que pela realização pessoal da mesma. veja-se as a grande contingência de mulheres casadas com homens ricos,em ócio pleno,incentivadas por eles mesmos a permanecerem apenas consumistas desenfreadas(como a Irene,personagem tão bem interpretada por Daniela Escobar,na novela “América”) ou bonequinhas de luxo (como Haidée,a esposa do Glauco,na mesma novela)...
Contam os estudiosos,que Lilith usou conhecimentos de Magia,para sumir,voando até ao Mar Vermelho.Ora,se não havia antecessoras,quem lhe teria ensinado os dons de maga? É evidente,que a mulher nasceu com esse saber,depois atrozmente perseguido na Idade Média,pela Inquisição.Mas também conta, a tradição,que Adão,no sono sem alento dos abandonados,não a vê fugir e ,na Noite abissal que cai sobre as Terras,demônios a esperam no Mar Vermelho e por isso Lilith,associada ao Mal,é a imagem das mulheres que não obedecem ao seu marido.O juramento de obediência chega a fazer parte dos ritos matrimoniais.Nos dias de hoje,certa feita,conheci uma noiva que fez o futuro marido assinar um pacto pré-nupcial de igualdade,estabelecidas as tarefas de cada um,ela concluía:”e não serei obrigada a obedecer-te". Isso,inspira-me os versos abaixo (excertos):

Não te obedecerei,
Rei
Da minha
Alminha
Que contigo
Caminha
Apenas
Por Amor
Não me AMORdaces
-por ti,
despedaçar-me-ei
de altíssimas escarpas,
lançar-me-ei
e permitirei
que a lança de teu/meu inimigo,
amigo meu,
atravesse-me o flanco
para não te trair...

Por amor,
AMORtecerei
Minha visão ,
Minha Premonição.

Por amor, darei
o leite de minhas mamas,
as orações de meu Livro das Sombras,
cantarei as canções de minhas avós.
Mas serei sempre
Senhora de meu Senhor,
Jamais queiras condenar-me
A ocupar um lugar abaixo do teu...(*)

Mais tarde, Lilith une-se a Smael, Senhor do Mal. Nascem então os lilins ou liliotes, aos quais paria numa média de cem por dia, dando origem a uma horda de canalhas.
Eva, a primeva, considerada pela Igreja Católica, que omite Lilith na gênese da espécie humana, assim, para que nela se espelhassem as mulheres, ou seja na condição de inferioridade. No entanto, Heva também trai a confiança de Adão ao provar de um tal fruto proibido (simbólico,entendamos!) da Árvore do Bem e do Mal. Nas mulheres, nem mesmo a rigidez eclesiástica, pode impedir, no cerne de sua história, a transgressão como única forma de se imporem.
Hodiernamente, as mulheres buscam outras formas de acharem lugar nesse mudo antigo. Estudo, trabalho...Sem dúvida essas matriarcas de gênero feminino sopraram no ouvido dos pesquisadores, a pílula anticoncepcional. com seu advento, todas as necessárias mudanças começam a acontecer e a mulher, então, aprende a usufruir do maior dos direitos: a ter domínio sobre seu corpo e seus produtos...
Na mulher haverá sempre resquícios de Lilith, tornada tão perigosa por parir cem demônios por dia, que Jeovah faz-lhe um convite a que voltasse a Adão (por certo permitiria que tivesse duas esposas..). Os emissários de Deus são os Anjos Sanvi, Sansavi e Samangelaf. Com sua língua ferina e condicionada agora, à fúria dos diabos com os quais vem se acasalando, cospiu-lhes Lilith a resposta negativa. Sabiamente porém, pois sabe que retornar ao marido é quase impossível. Ainda por cima, há sua prole, que Jeovah inicia a matar, todos colocados, pela mãe enfurecida, a serviço da malignidade. É assim que Lilith,na qualidade de agente do Mal, provoca as crises conjugais, coloca os inválidos num grande martírio, provoca a eterna guerra da mulher contra o homem e trabalha contra as criancinhas. Nos rituais de magia, Lilih é representada pela lua negra.
Há ainda uma versão diferente: os anjos teriam matado seus filhos, tidos com Adão,então ela quer se vingar matando os filhos de Eva. Talvez Caim tenha sido seu instrumento.Lilith representa a Maldade, entre os assírios, na Babilônia e para os hebreus. Afirma-se que de seu ódio contra Eva, nova mulher de Adão, é gerado todo o Mal por que passam os descendentes deles.
A Lilith, associam-se muitos mitos, como o de Medéia que é capaz de, por vingança ao marido, matar os próprios filhos. Vampiras também são uma de suas representações, pois ,lembrando-se de quando era obrigada a ficar debaixo do corpo de Adão para ter relações sexuais, à noite, montava sobre homens, sufocando-os para que morressem após orgasmos gigantescos, tornados incapazes de lutar contra sua luxúria.

No século XIII, Lilith está em texto hassídico, chamado Livro do Esplendor, que compõe o Zohar. Nessa versão, ela é um succubus e seu marido Samael, um inccubus. No Zohar Hadasch, a e Samael tramam corromper, seduzir o casal Adão e Eva. A ele, um beijo lascivo é usado para corromper ingenuidade do primeiro ser humano. Eva, igualmente, sofre e, sofre tal corrupção, donde os seres descendentes, serem todos mortais, estando assim, perdida, para sempre a nossa imortalidade.
Igualmente no Talmud (mais precisamente, no Shabath,) menciona-se que a serpente, ao se envolver com Eva, transmite-lhe a mácula- uma espécie de vírus a ser propagado para sempre em todos os seus descendentes.
Noutros textos antigos, Heva seria a mulher que antecede a Eva e o demônio é chamado de Leviatã. Heva se prestaria a fêmea de Adão, até que a Eva primordial fosse retirada de suas costelas ou flanco. Larvas, espíritos semiconscientes e súcubus , frutos dessas relações no paraíso. Leviatã é comparado a uma serpente insinuosa e Heva a uma cobra tortuosa. Nessa versão, há clara androginia no Leviatã, que será decapitado por Jeovah.
Leviatã é ainda marido de Aggarath, Mochlath e Nahemah, três outras diabas,que contudo não sofrerão punição alguma pois não participaram da sedução de Adão e Eva, com sua mácula sobre a descendência.
Interessante como deveria inspirar pavor a imagem de Lilith!A vingativa vingadora:foi eliminada do Antigo testamento, na Bíblia.E até as hoje,resquícios por certo atávicos são mostradas:nenhum mulher quer ser submetida a um homem... 

                                                                         ><**><

Imagem:Desenho de Clevane Pessoa para série de desenhos e poemas expostos desde março de 2004, chamada GRAAL FEMININO PLURAL.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes,Belo Horizonte,outubro,2005