NÃO HÁ NADA NOVO DEBAIXO DO CÉU.

Um dos mais sábios homens do mundo antigo, disse que não há nada de novo debaixo do céu, e que tudo o que vemos, é o reflexo do que já aconteceu. Pensando nisso, e observando o nosso atual contexto social, é possível traçar um paralelo com a bíblia sagrada, percebendo que realmente não há nada novo debaixo do céu, o que acontece hoje, já aconteceu um dia em algum lugar. Salomão inspirado pelo Espírito santo de Deus foi muito assertivo ao escrever tais palavras, parece até que de alguma forma, ele observava a nossa atual sociedade com todos os seus absurdos acontecendo tão rapidamente.

Em geral, pessoas mais idosas, não são habituadas a tantas novidades, elas lamentam profundamente, chegando a fazerem comentários que parecem saudosistas, do tipo ─ No meu tempo não existia isso- ─ ou, ─ Se fosse à minha época isso não aconteceria ─ A razão para tal é perfeitamente compreensível, basta atentarmos para o que eles dizem, e tentarmos entender o momento em que eles viveram. A verdade é que todas essas coisas absurdas, envolvendo drogas, sexualidade, roubos, estupros, pedofilia, e tantas outras coisas, sempre estiveram lá, o que muda daquele tempo para o nosso tempo, é a rapidez com que as informações chegam.

Quando criança, morei em uma fazenda no interior Mineiro, muito linda por sinal, e nesta fazenda, poucas pessoas tinham televisão. As pessoas que possuíam o aparelho, de certa forma, tinha o mundo dentro das suas casas. Os programas de auditório, jornais, filmes e principalmente as novelas, era um meio de acelerar a informação, fazendo-as adentrarem mais facilmente em nossas casas. Passávamos então, a ter o conhecimento do que estava acontecendo mundo afora, mas lembro-me perfeitamente, que os mais velhos naquela época, repudiavam o aparelho televisor, de modo que, as novidades por assim dizer, passavam despercebidas para eles, mas elas estavam lá, desabrochando diante de olhares desatentos.

O primeiro beijo em uma tele novela por exemplo, a primeira cena de um casal tendo relações íntimas, e as cenas de violência, todas essas coisas causaram comoção em uns, e revolta em outros, o que para a minoria na época era normal, para a maioria, era um absurdo. Os valores cristãos, aos poucos, foram perdendo espaço para o uso indevido da liberdade de expressão, do conceito errado quanto ao livre arbítrio. Homens e mulheres desejavam conhecer um pouco mais daquele novo e sedutor mundo. Todas aquelas novidades, muito bem fantasiadas por sinal, foram aos poucos ganhando espaço no coração do homem. O mesmo havia acontecido no passado, na história bíblica em que se narra a queda do homem no jardim do Éden, descrita no Gênesis, onde Eva não cedeu a tentação do dia para noite, mas, certamente que seu olhar já há muito desejava o fruto proibido, a serpente observando esse comportamento da mulher, enganou-a distorcendo uma verdade, fazendo com que ela comece do fruto proibido, e ainda o compartilhasse com seu companheiro, pois bem, não há nada novo debaixo do céu. Hoje nós vemos a mesma estratégia sendo usada com homens e mulheres, que uma vez seduzidos e enganados, enxergam no erro o que julgam ser certo, e aquilo que é certo, o julgam por errado. Por esse motivo, que não há nada de novo debaixo do céu, o que existe são formas diferentes de se apresentar a mesma coisa.

Se bem observarmos a Bíblia sagrada, em suas inúmeras páginas, capítulos, versículos e histórias, encontraremos de tudo um pouco, dramas sociais, abusos, mortes, estupros, guerras, reinos destruídos, enfim, tudo está lá. Basta ao leitor procurar. A bíblia não esconde de ninguém o que os seus personagens fizeram de errado, pelo contrário, ela nos mostra com clareza as mazelas de seus grandes homens, para que assim possamos aprender com o erro deles, sem que o tenhamos que cometer. A bíblia nos ensina normas de conduta, civilidade, compreensão, e principalmente, do amor e respeito ao próximo. A Bíblia é sem dúvidas, na opinião desse que vos escreve, o maior e o melhor livro que já existiu, um livro onde está o passado, o presente, e o futuro.

Mas como eu havia dito no começo, não existe nada de novo debaixo do céu, somente para estimular a lembrança dos leitores, que certamente conhecem a historia que ora vou citar. Quem nunca ouviu dizer de Sodoma e Gomorra, cidades da antiguidade que foram destruídas por Deus devido aos seus muitos pecados, quem nunca ouviu falar de Ló e sua família, moradores dessa cidade, os únicos nela que foram achados justos e por misericórdia divina, teve suas vidas poupada por Deus.

Somente nestas duas cidades, já naquela época, existia e praticavam os seus moradores, o que nos dias de hoje ainda é considerado um absurdo. Não somente isso, mas toda sorte de malignidade eram praticadas ali. O que mais dói em meu coração, é ver que as grandes cidades de hoje, são o reflexo do que um dia foi Sodoma e Gomorra. É ver também que, da mesma forma que aconteceu no passado, acontece ainda hoje, o certo é considerado quadradamente errado, enquanto o errado desce redondamente certo goela abaixo. A bíblia é clara ao condenar certas práticas, mas o mundo de hoje as consideram valores que não devem ser perdidos. Salomão estava certo, não há nada de novo debaixo do céu, o que ora nós vemos, outros olhos já contemplaram um dia. Muitos se questionam e perguntam o que vai acontecer daqui para frente, bom... Eu volto a repetir, basta olharmos para trás, vislumbrarmos através da bíblia o que Deus fez no passado aos pecadores que não quiseram se emendar aos preceitos divinos, basta olharmos, então teremos uma ideia nítida do que o criador fará mais a frente. A bíblia não deve ser depreciada, pelo contrário, ela é a voz de Deus, e deve ser creditada como verdade. Termino dizendo que, todas as verdades estão lá, todas as respostas a todos os questionamentos está na Bíblia, basta a lermos, apenas isso, basta a lermos, não somente com os olhos carnais, mais principalmente, com os olhos espirituais.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 07/04/2018
Reeditado em 12/11/2021
Código do texto: T6302026
Classificação de conteúdo: seguro