AtOalidades

Quem vê animosidade entre os egrégios Barroso e Gilmar, irá conhecer melhor o real significado dessa palavra quando se inteirar do ânimo que move as relações de Sofia e Letizia, sogra e nora, respectivamente rainha emérita e rainha titular del siempre Quijotesco Reino de España. Num episódio mais recente, fartamente documentado, a ex-plebéia e ainda tão bela Letizia avançou sobre a sogra que teimava em posar para um retrato com as netinhas à saída da igreja num domingo de Páscoa. E se o Senhor perdoou as beligerantes, povo e imprensa caíram em cima.

Don Juan Carlos, que já foi mais Don Juan, octogenário, e cujo único apoio feminino hoje restringe-se à bengala, comprouve-se em observar, desolado, e a uma boa distância - para não levar também um safanão que sepultaria de vez la vieja guardia de la monarquía española. Sua gravata roxa dava sinais inequívocos de que pelo menos para ele, a Ressurreição ainda não chegara.

Enquanto isso o ritual novelesco da flagelação de Luiz Ignácio continua no locus que o viandante Saint Hilaire chamou uma vez de tristes tropiques. Caetano - junto com seus baianos - foi que deu uma levantada no marasmo geral criando sua efusiva Tropicália. O próximo passo, que por sinal me parece salutar, é que Lula logo caia na cadeia...alimentar. Outro Cristo, depois, irão achar, quando a eleição, à feição do Quadrilhão, passar.

A peroração do exCelso de Mello, que empatou o placar, sem contudo ânimos aplacar, foi um primor de Constitucionalidade. Logo seguida pela guardiã-mor da morolidade que, com sua carta na manga, preferiu ignorar a Carta Magna. Tant pis, pauvre pays.

O pretendente à Presidência Meirelles foi que não gostou de sua avant-première como candidato a candidato. Da convenção partidária, cabisbaixo saiu, achando que Mixéu o traiu...E somadas as duas candidaturas não perfazem - atualmente - 5% da preferência do eleitorado...enquanto o proto-presidiário Ignácio navegaria com mais de 30%. Quando lhe botarem as algemas e as correntes nos pés então, se não se dobra na humilhação, sobra na final depuração...

As misérias vividas pelos pretendentes a imigrantes na Europa, parecem esmaecer frente o que se passa em países como o chamado Congo Democrático e Myamar, a antiga Birmânia, o primeiro por promover genocídio maciço e continuado e a segunda por realizar a chamada limpeza étnica, expulsando a minoria rohingya - que ainda tem pernas pra fugir - para o vizinho Bangladesh, onde a miserabilidade já é regra geral. O Santo Padre esteve em visita a Myamar há poucos meses e mesmo tendo se eximido de fazer referência explícita ao holocausto do povo rohingya, voltou para proclamar que o inferno não existe...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 05/04/2018
Código do texto: T6300659
Classificação de conteúdo: seguro