Assessoria de Comunicação: um olhar estratétigo
Ética, responsabilidade, integração entre os profissionais da área de comunicação social e as novas tecnologias nortearam o debate sobre os desafios do jornalista diante de um mercado mais exigente e competitivo. O Café com Prosa ocorreu na noite da última segunda-feira (27/08/2007), no auditório da Faculdade Social da Bahia. Os debatedores foram Rosemberg Pinto, gerente de Comunicação Institucional da Petrobrás, Tássia Catarina Ferreira Guimarães, Diretora Técnica e Comercial da empresa Cibermídia Comércio e Marketing, autora do livro "Contato com a imprensa, na boa" e Cláudio Cardoso – Professor da UFBA e Diretor da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial na Bahia (ABERJE/BA).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Rosemberg Pinto chamou a atenção para o planejamento estratégico da comunicação, em relação ao público interno e ao público externo de uma empresa, pois, segundo declarou, “hoje ninguém compra produto, compra marca” e que “marca e imagem fazem a diferença”, completou. Segundo ele, a Petrobras trabalha sua imagem interna, na escolha da melhor forma de se comunicar com os mais de 50 mil empregados diretos e cerca de 250 mil indiretos, bem como sua imagem externa, quando atua nas áreas culturais e sociais do país, doando cerca de 2% do seu Imposto de Renda (algo em torno de R$ 16 milhões, em 2007) a Fundos da Criança e da Adolescência.
Rosemberg Pinto chamou a atenção para o planejamento estratégico da comunicação, em relação ao público interno e ao público externo de uma empresa, pois, segundo declarou, “hoje ninguém compra produto, compra marca” e que “marca e imagem fazem a diferença”, completou. Segundo ele, a Petrobras trabalha sua imagem interna, na escolha da melhor forma de se comunicar com os mais de 50 mil empregados diretos e cerca de 250 mil indiretos, bem como sua imagem externa, quando atua nas áreas culturais e sociais do país, doando cerca de 2% do seu Imposto de Renda (algo em torno de R$ 16 milhões, em 2007) a Fundos da Criança e da Adolescência.
MERCADO DE TRABALHO
A professora Tássia Ferreira, falando sobre as atribuições do jornalista tradicional, ela acrescentou que um assessor de imprensa, para ter sucesso profissional, precisa de várias novas habilidades como visão estratégica, diplomacia, conhecimento de área de negócios, marketing e comunicação integrada para poder tornar-se competitivo num mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado. Disse, ainda, que a qualificação tem que ser perseguida não somente nos currículos acadêmicos, mas também em atividades extra-curriculares. Segundo ela, aqueles profissionais que se distanciem de práticas como o recebimento de “jabás”, conquistarão respeito e credibilidade, qualidades essenciais para o sucesso.
A professora Tássia Ferreira, falando sobre as atribuições do jornalista tradicional, ela acrescentou que um assessor de imprensa, para ter sucesso profissional, precisa de várias novas habilidades como visão estratégica, diplomacia, conhecimento de área de negócios, marketing e comunicação integrada para poder tornar-se competitivo num mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado. Disse, ainda, que a qualificação tem que ser perseguida não somente nos currículos acadêmicos, mas também em atividades extra-curriculares. Segundo ela, aqueles profissionais que se distanciem de práticas como o recebimento de “jabás”, conquistarão respeito e credibilidade, qualidades essenciais para o sucesso.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Já o professor Cláudio Cardoso discorreu sobre a urgência de os profissionais de comunicação trabalhar de forma integrada, em que a interdisciplinaridade seja uma ferramenta a mais. Ele sugeriu que as esferas de conhecimento devem ser usadas de forma conjunta e não competindo entre si, principalmente os conhecimentos de áreas como Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e outros, o que dará uma visão global ao profissional na hora de decidir como, quando, onde e para quem divulgar informações estratégicas. Ele frisou que “um cliente zangado fala para dois milhões de pessoas, enquanto que um cliente satisfeito fala para duas ou três pessoas”. Nesse sentido, o profissional de comunicação precisa pensar estratégias de comunicação focadas na responsabilidade, ética, transparência das informações e rapidez na tomada de decisões.
Já o professor Cláudio Cardoso discorreu sobre a urgência de os profissionais de comunicação trabalhar de forma integrada, em que a interdisciplinaridade seja uma ferramenta a mais. Ele sugeriu que as esferas de conhecimento devem ser usadas de forma conjunta e não competindo entre si, principalmente os conhecimentos de áreas como Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e outros, o que dará uma visão global ao profissional na hora de decidir como, quando, onde e para quem divulgar informações estratégicas. Ele frisou que “um cliente zangado fala para dois milhões de pessoas, enquanto que um cliente satisfeito fala para duas ou três pessoas”. Nesse sentido, o profissional de comunicação precisa pensar estratégias de comunicação focadas na responsabilidade, ética, transparência das informações e rapidez na tomada de decisões.
Platéia lotada
O auditório da FSBA ficou pequeno para os mais de 140 estudantes e professores que comparecem ao debate. A platéia acompanhou em silêncio e com muita atenção aos debates, com exceção da palestra do professor Cláudio, cuja forma de debate descontraiu e dispersou a atenção de parte da audiência. Na lista de presentes constavam nomes de estudantes das faculdades Jorge Amado, Isaac Newton, FACOM (Ufba) e FSBA.
Sorteio de livro
Ao final do debate foram sorteados entre os presentes dois exemplares do livro Contato com a imprensa,na boa, da professora Tássia Ferreira, cujos ganhadores foram os estudantes de jornalismo da FSBA Gustavo Luz e Roberta Fraga.
Contatos dos palestrantes:
Cláudio Cardoso – ccardoso@ufba.br
Tássia Ferreira – tassia@cibermidia.com.br
Rosemberg Pinto – Assessoria de Comunicação da Petrobrás
foto: ASCOM da FSBA
foto: ASCOM da FSBA