AtOalidades

Enquanto repercute pelo mundo a brutal execução da Vereadora Marielle Franco, com cobranças e sobranças pipocando de todos os quadrantes, as fautoridades, em uníssono prometem a mais rigorosa investigação dos motivos de mais uma tragédia que expõe a complexa e desafortunada situação que vive - e morre - o Rio de Janeiro.

Com os senhores Magistrados em greve em vários estados da Federação, reivindicando a consolidação de seus benefícios necessários ao enfrentamento justo e correto do exorbitante custo de vida, essa apuração torna-se quiçá mais facilitada pois, seja você o Juiz: nas mãos de Deus, esse imundo mundo, ao fim e cabo, vai mais feliz.

Uma coincidência de celebrações e de tristes recordações, enfeixada na semana que corre, coloca-nos diante de tanto memento, entre a alegria e o lamento: O Papa Francisco completa cinco anos de laborioso Papado, propiciando reflexões profundas, e obrando em favor da paz universal e da interior. Mesmo com críticos mordazes e velados no interior da própria instituição que preside, Francisco, já octogenário, demonstra uma fé inabalável e inarredável em sua crença e seus princípios. Pena que seu San Lorenzo de Almagro não tenha logrado corresponder-lhe em seu campo de apenas mediana atuação.

Outros dois marcos de recordações são no entanto tristes: a partida de Tim Maia, que faz vinte anos, e o massacre de Mi Lai, no Vietnã, esse que completa meio século, sem apagar a imoralidade da guerra que sacrificou desapiadadamente tantos e tantos civis.

Entre as alegrias e a dor, é Olivia de Havilland que marca o início da jornada de seu segundo século de vida. Lúcida, a célebre atriz critica a imprensa por ter colocado tanta palavra em sua boca e aproveita-se da ocasião para desmistificar intrigas que se criaram quanto à uma suposta rivalidade com sua própria irmã, também atriz, Joan Fontaine. Mitologia ou mintologia, tanto se crê quanto se cria...

Um disparo acidental da arma de um professor feriu três alunos numa escola norte-americana. Isso é o que informou o New York Times. Mas fiquei só na leitura da manchete, sem ânimo para conhecer o corpo - de delito - da notícia. Fakenews, Mr Trump?

Com 69% das intenções de voto, Putin manda passar a faixa presidencial que guarda em casa mesmo há três mandatos. Seu mais próximo adversário crava 7,5%, mas garante presença na nova posse.

No fabuloso torneio Masters de Tênis de Indian Wells, Federer, implacável, em seus 36 anos, destroçou o prodígio sul-coreano do tênis, o menino Chung, de apenas 21 anos. E com semelhante ressonância, a também veteraníssima Venus Williams impôs-se sobre a própria irmã Serena, e ambas superstars mostram cabalmente que não há porque temer o estigma da velhice - antes de se completar quarenta anos, pelo menos.

TGIF: Thanks God, it is Friday!

Even for the atheists?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 16/03/2018
Código do texto: T6281464
Classificação de conteúdo: seguro