Sua opinião é realmente própria?
Muitas pessoas afirmam ter discernimento e opinião própria e não pensam duas vezes antes de acusar outros de sectários, cegos, burros, esquerdopatas etc.
A meu ver o Pondé é um exemplo dessa postura. Ele acha que as ideias dele são absolutamente originais e não seguem nenhuma ideologia, ao contrário das ideias dos que discordam dele.
Claro que Pondé apenas repete o que disseram dois ou três pensadores europeus e americanos, portanto nem ao menos é capaz de pensar a realidade em que vive.
Se Pondé não tem opinião própria, se é vítima do sectarismo e da ideologia atribuída por ele a outros, tampouco têm opinião própria os que repetem o discurso corrente na mídia e defendido pelo MP, de que Lula seria o grande chefe da corrupção brasileira.
Se essas pessoas puderem refletir acerca do que eu disse, descobrirão que repetem exatamente tudo o que diz a grande mídia sobre política e economia, e obviamente a grande mídia defende os interesses dos grandes grupos econômicos dos quais ela faz parte.
A credibilidade depositada por essas pessoas em empresas de comunicação que têm como principal objetivo o lucro é de espantar o mais crédulo dos crédulos (e essas pessoas se consideram muito inteligentes e bem informadas!).
Por exemplo, uma pesquisa encomendada pela Globo, Folha ou Estadão, todos representantes do poder econômico, é considerada inquestionável. Já uma pesquisa encomendada por uma central sindical, representante do trabalhador, é considerada desprezível e comprada por essas pessoas.
São esses os inteligentes?