AGENDA COM DR .WILSON BARBOSA NOS ANOS 90

Com a noticia a morte do Dr. Wilson Barbosa Martins, recordei-me de sua trajetória e história politica, inclusive de sua cassação politica durante as perseguições da Ditadura, recordei-me também de dois encontros que tive com ele, um no Estadio Artur Marinho durante uma cerimonia e depois em seu gabinete na Governadoria durante seu ultimo mandato de Governador de Mato Grosso do Sul.

Como dirigente sindical do Comando Nacional Metro-Ferroviários e integrante da Executiva do Sindicato de Bauru e MS na cidade de Corumbá, participei do Pacto pela Cidadania, um Movimento Cívico de Corumbá e Ladário que discutia e organizava as revindicações de nossas cidades de Corumbá e Ladário, sob a Coordenação de D.José Alves bispo da cidade, escolhido para liderar o grupo de cidadãos e cidadãs pela sua visão social e por ser um religioso que era respeitado em todos os segmentos sociais e por integrantes de outras religiões..

Recordo-me de alguns pontos de pauta da época: Conclusão do asfalto da BR 262, Construção da Ponte no Morrinho - luta antiga da região, Reforma do prédio do ILA que estava correndo risco de desabar pelo precário estado de conservação a época, Manutenção do Trem do Pantanal que ainda funcionava e haviam movimentos em Brasilia pra retira-lo de Corumbá , Pantanal e Cerrado., Area de Livre Comércio, Casas populares e mais alguns pontos mais que não me recordo.

Dr.Wilson surpreendeu-me, pois chamou cada um pelo nome e sabia a qual segmento, cada um de nós representava, a seguir abriu a palavra e permitiu que todos se apresentassem e explicassem ponto a ponto as reivindicações de Corumbá e Ladário...A final fez considerações sobre tudo, falou de questões que dependeriam muito do Governo Federal e de nossa bancada federal de deputados e senadores, recordo-mo que Dr.Pedro Paulo, já falecido hoje, estava conosco no Pacto era suplente de Senador de Ramez Tebet na época. Dr. Wilson fez gestões junto ao governo federal para tentar nos ajudar e iniciou na época a recuperação emergencial do ILA que estava muito mal conservado na época.

Só posso dizer que Dr. Wilson era um homem publico muito respeitado, sério e que era muito claro e objetivo em suas posições, Que Deus o receba em seu reino Governador. Dr.Wilson viveu até os 100 anos de idade e faz parte da história politica de nosso estado e país.